Vereador Kaká Carneiro (PR) esclareceu quanto a retirada da ambulância no período noturno em Ponte Alta junto a Secretaria de Saúde. A medida pegou os moradores de surpresa e diversas reclamações foram levadas ao conhecimento do vereador republicano, que buscou se informar da situação. “Não haverá nenhum tipo de prejuízo à população”, garante Kaká Carneiro.
De acordo com o secretário, Iraci Neto, a medida não prejudica o atendimento visto que os moradores estarão resguardados das urgências e emergência através do SAMU, responsável por atender casos graves.
Segundo ele, a referida ambulância não é equipada para este tipo de atendimento e fica a disposição apenas com o motorista em Ponte Alta, em dias úteis e aos finais de semana, das 6h às 18h.
Durante a noite, os moradores podem ligar para o SAMU em casos de maior gravidade. Um médico irá avaliar por telefone a situação do paciente e, caso exista uma urgência na remoção e no deslocamento, a Secretaria de saúde está firmando uma parceria com a MGO, que também possui um veículo equipado e com profissionais médicos à disposição, próximo a comunidade rural para realizar o atendimento.
Desta forma, a Secretaria de Saúde também otimiza o serviço e evita o transporte social de moradores através da ambulância, o que não é correto, esclareceu Iraci Neto.
Kaká Carneiro irá levar o posicionamento aos moradores e assegura que irá acompanhar a situação. “Temos que avaliar se a medida não está realmente prejudicando os moradores mas acredito que a decisão é para garantir um bom atendimento aos moradores. Ponte Alta não está desassistida”, afirma.
Jorn. Daniela Brito
Assessoria de Imprensa do vereador Kaká Carneiro
09/02/2017