O presidente Luiz Dutra (PMDB) aproveitou a presença do governador Fernando Pimentel na cidade para fazer algumas reivindicações. Entre elas, o retorno da Megaleite para Uberaba. Segundo o vereador, ele recebeu a garantia do governador de que a Feira realizada pela Girolando vai retornar para a cidade no próximo ano.
Dutra avaliou que a segurança pública, sobre a qual a população tanto reclama, está recebendo a devida atenção do Estado. Ele disse que as novas viaturas vão ajudar muito e contou que aproveitou para fazer algumas reivindicações também para a Polícia Civil.
“Eu espero que os novos 240 policiais militares que estão vindo para a região, consigam dar uma resposta a criminalidade que está assolando o Município e o Estado. Não podemos deixar a criminalidade tomar conta”, afirmou Dutra. O presidente ressaltou a receptividade do governador, que recebeu bem as reivindicações.
Prédio. Junto com o prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, Dutra também entregou um documento a Pimentel, contendo a assinatura de todos os vereadores. Entre as solicitações, que o governo repasse o prédio do antigo Fórum para a Prefeitura, além do recapeamento e acostamento das rodovias MG-427 (sentido Conceição das Alagoas) e MG-190/Ligação 798 (sentido Nova Ponte).
De volta. Sobre a Megaleite, Dutra disse que o governador garantiu que a feira será realizada no próximo ano na cidade. Em 2016 ela aconteceu em Belo Horizonte. “Nós queremos que Uberaba seja valorizada, nas suas origens e atividades, principalmente na área do agronegócio. Eu espero que no ano que vem a Megaleite esteja em Uberaba, com os mesmos incentivos destinados à capital mineira no ano anterior, pois só assim iremos nos fortalecer cada vez mais e o governador vai conquistar a simpatia do povo uberabense. A Megaleite surgiu aqui”, finalizou o presidente do Legislativo.
Viaturas - Pimentel veio a Uberaba realizar a entrega oficial de 51 viaturas para a Polícia Militar. O evento aconteceu na sede do 4º BPM e contou com as presenças de várias autoridades, como o sub-comandante geral da PM no Estado, coronel André Leão, o prefeito Paulo Piau, deputados estaduais, representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Associação do Município da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como os prefeitos das cidades de Conceição das Alagoas, Veríssimo, Delta, Campo Florido, Limeira do Oeste e Planura.
Os vereadores Almir Silva (PR), Franco Cartafina (PHS), Cleomar Marcos de Oliveira “Barberinho” (PHS), Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR) e Rubério Santos (PMDB), também participaram da solenidade.
O governador, juntamente com o sub-comandante geral da PM, entregaram simbolicamente a chave de uma das viaturas ao prefeito Paulo Piau e ao sargento PM Leandro de Paula. O coronel André Leão destacou que o Estado formou quase 5 mil soldados em quase dois anos, dos quais mais de 200 permanecerão em Uberaba.
Parte das 51 viaturas entregues será destinada a cidades que fazem parte da 5ª Região da PM. Em Uberaba elas devem ser divididas entre o 4º BPM e 67º BPM, criado recentemente, e que ainda está sendo estruturado.
Segundo Pimentel, a escolha da cidade para começar a entregar as viaturas na região foi simbólica, pois sempre foi muito bem tratado no Município. O governador destacou, ainda, a importância fundamental da cidade para o Estado, que enfrenta grave crise econômica.
Pimentel disse ter muita esperança na economia do Triângulo Mineiro, para ajudar o Estado a sair desta crise. Ele afirmou que trata a segurança pública como prioridade, e que faz questão de entregar as viaturas pessoalmente, demonstrando total solidariedade com a Polícia Militar. “Hoje a PM exerce a principal função na área de segurança pública, ao lado da Polícia Civil e dos agentes prisionais”, afirmou, lembrando que cabe a corporação o papel fundamental de garantir segurança, paz e tranqüilidade ao Estado.
O governador também falou sobre a importância de renovar a frota da polícia, especialmente em uma região como o Triângulo, onde existem municípios com áreas territoriais muito extensas, e que a polícia depende de um deslocamento rápido e seguro.
Segundo Pimentel, tem a certeza de que os mineiros não vão ver as cenas lamentáveis assistidas pela imprensa, que ocorreram nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e que afetam a segurança pública. “Nós temos imenso orgulho da nossa polícia e queremos continuar contando com o empenho e a dedicação dos integrantes da corporação”, afirmou o governador.
Fora a entrega das viaturas, e a confirmação do 67º Batalhão na cidade, nenhum outro anúncio foi realizado oficialmente pelo governador, apesar da expectativa de alguns assuntos, como a situação do Hospital Regional, por exemplo.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
16/02/2017