A Secretaria de Planejamento e Gestão da PMU respondeu Requerimento nº170/18, de autoria do vereador Rubério Santos (MDB), aprovado em fevereiro último, fazendo diversos questionamentos sobre o entroncamento localizado em frente ao Parque Fernando Costa. Preocupado a segurança da população em razão das mudanças que serão efetuadas na região, o vereador questionou acerca da passagem dos pedestres no entroncamento, permanência de moradores de rua embaixo dos novos viadutos, largura de pistas.
Quanto ao fluxo de pedestre a SEPLAN informou que não será permitido o trânsito de pedestres no interior do complexo por medida de segurança. Nesse caso, os pedestres se deslocarão através de faixas definidas, formando um cinturão envolvendo o complexo.
Rubério destacou que em relação ao risco de permanência de andarilhos embaixo dos viadutos, a Secretaria garantiu que por se tratar de obras dos tipos “trincheiras” e terra armada, não sobrarão espaços vazio que poderiam ser utilizados como abrigo para moradores de rua.
Acerca da largura das pistas para comportar o grande fluxo de veículos, a Seplan informou elas comportarão o volume de tráfego, uma vez que implantado o sistema viário ora proposto, os fluxos de veículos serão contínuos, sem cruzamentos nem semáforos, aumentando significativamente a fluidez do trânsito, principalmente nos horários de pico.
“Vamos continuar atentos e acompanhando de perto essa obra que vai trazer solução, quebra de paradigma, um dos problemas mais sérios do trânsito em Uberaba, que é o cruzamento em frente ao Parque Fernando Costa. Certamente será uma obra que entrará na história de Uberaba e da administração Paulo Piau”, salientou Rubério.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Rubério Santos – MDB - 22/05/18