Vereador Pastor Eloisio estuda a possibilidade de criar uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar possíveis irregularidades no uso das cotas para negros na PMU. O vereador pretende conversar sobre apoio com membros da Bancada Evangélica e da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo.
Esta não é a primeira vez que possíveis irregularidades são levantadas na nomeação por cotas raciais de concurso da Prefeitura. Segundo denúncia do Jornal da Manhã, em 2018, o Ministério Público chegou a instaurar inquérito civil para apurar os critérios utilizados e recomendou que fossem estabelecidas regras para aferir a veracidade das auto declarações apresentadas por candidatos que se declararam negros ou pardos.
Na época, as normas foram publicadas no Porta-Voz e até uma comissão foi constituída para checar presencialmente se as pessoas atendiam aos critérios para ter acesso às cotas. Pelo regulamento, as regras valeriam para a análise dos cotistas já empossados até a data e para os que forem nomeados a partir de então.
Assessoria do vereador – 07/07/2022