Além do “Dia do Romeiro”, que será no dia 15 de agosto, a Câmara de Uberaba aprovou a “Semana do Romeiro de Nossa Senhora da Abadia”, que será sempre coincidindo com a semana do dia 15. Ambas as datas estavam no Projeto de Lei 610/2021, da vereadora Lu Fachinelli. Para a vereadora, essa é a oportunidade de valorizar a cultura de fé e de religiosidade no município. Lu Fachinelli lembrou que outros governos ajudavam na estrutura para os romeiros.
Durante a defesa do projeto, Cleiton Venâncio, da “Romaria Amigos pela Fé”, falou sobre as dificuldades na caminhada e que as pessoas que fazem a romaria, a partir de Uberlândia, recebem apoio da prefeitura do município. Em contrapartida, aqui ainda não há esse apoio, seja por meio de ambulâncias, lanches ou outro auxílio. O vereador Almir Silva ressaltou que já fez a caminhada e que não é fácil. Reforçou que a prefeitura pode contribuir com as romarias.
Os vereadores Túlio Micheli e Paulo Cesar Soares (China) também falaram da necessidade de apoio do poder público aos romeiros, que caminham 140 quilômetros ao sol e durante a noite. China pediu, ainda, apoio aos vereadores evangélicos na votação e foi respondido pelo vereador Anderson Dois Irmãos, que disse que sempre que projetos destacarem apoio a fé todos apoiam. Apesar da romaria ser uma manifestação católica, os vereadores ressaltaram a importância de a Câmara legislar de forma a dar apoio a todas as religiões. Foi de comum entendimento que os romeiros demonstram a forte determinação daqueles que agradecem as graças recebidas, decorrentes de sua fé, independente da religião.
Jornalista Renata Thomazini
Câmara Municipal de Uberaba
09/08/2022