C
“Queria saber cadê os deputados Franco Cartafina e Zé Silva? Sumiram, desapareceram”. Essas foram as palavras proferidas pelo vereador Paulo César Soares (PMN), “China”, na Tribuna da Câmara Municipal de Uberaba, em claro tom de cobranças.
O vereador cobrou dos dois deputados federais e da prefeita Elisa Araújo atitudes concretas para o pagamento dos retroativos e correção salarial dos agentes comunitários de Saúde de Uberaba. “A prefeita diz que o Governo Federal não repassou os recursos para a Prefeitura. Então que ela cobre dos deputados, ao invés de sair pedindo votos para o Zé Silva”, pontuou China.
Pelo decreto federal, após anos de luta, os agentes de Saúde têm novo piso salarial, saindo dos atuais R$ 1,3 mil parano mínimo de R$ 2,4 mil.
“Já veio recursos para pagar os agentes de Endemia, mas de Saúde, não. Vamos prefeita, mobilize os deputados que se dizem de Uberaba, e que apóiam Jair Bolsonaro. Eu cansei de esperar por estes deputados, e apelei para o deputado Reginaldo Lopes, que já está lutando em Brasília para liberar os recursos”, detalhou o vereador.
Vereador lamenta falta de interesse pela volta de estacionamento
As coisas em Uberaba não andam, não existem vontade política de solucionar os problemas, apenas se tiver interesse eleitoral. A afirmação é do vereador Paulo César Soares (PMN), “China”, lembrando que um dos seus primeiros requerimentos à Prefeitura de Uberaba neste mandato, há um ano e meio atrás, sobre a volta do estacionamento na avenida Leopoldino de Oliveira, até hoje não foi atendido.
“O pior é que a prefeita Elisa Araújo acenou com a possibilidade, e até hoje, nada. Seria de suma importância para gerar empregos e renda”, explicou China.
O vereador lembra que vários estabelecimentos comerciais fecharam na citada avenida por falta de estacionamento. “Tenha a boa vontade de resolver os problemas. Se continuar desse jeito, Elisa Araújo vai acabar ganhando o apelido da Parada, como tinha seu antecessor, Paulo Piau”, disse China.
MP abre procedimento sobre a CODAU em
irregularidades apontadas por China
Sempre atent, e marcado por ser o vereador mais fiscalizador e atuante de Uberaba, Paulo César Soares (PMN), “China” acompanha quatro procedimentos abertos pelo Ministério Público por possíveis irregularidades na CODAU.
“Uma delas, inclusive, foi denúncia minha. Sobre empresa, a Esteira, que tinha na gestão passada inúmeros contratos com a CODAU. De A à Z”, disse China. Na época, há cera de um ano, o vereador recebeu a denúncia anônima com documentos comprovando tais problemas e encaminhou à Promotoria de Justiça.
“Aqui, se a denúncia tem provas, vou até o fim para investigar. E nesse caso, repassei ao MP”, explicou o vereador.
Vereador busca apoio de deputado de outra região para agentes de Saúde de Uberaba
É uma vergonha a atuação dos deputados federais de Uberaba, tive que apelar para um parlamentar de outra região de Minas Gerais. A revelação é do vereador Paulo César Soares (PMN), “China”, que teve que buscar apoio do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), o Mancha, para ajudar os agentes comunitários de Saúde de Uberaba.
China procurou o deputado, que se dispôs a ajudar, para cobrar o Governo Federal o repasse dos recursos para a Prefeitura de Uberaba para o pagamento da correção do piso salarial dos agentes de Saúde, que agora é, no mínimo, dois salários mínimos.
“O pior é que os deputados federais que se dizem de Uberaba apoiam Jair Bolsonaro e não tem coragem de cobrar o que é de direito dos agentes. Então apelei ao Reginaldo Lopes, que, de pronto, está nos ajudando. Espero que em breve estes recursos cheguem”, explicou o vereador.
Vereador transforma PL em requerimento e quer ‘Cannabis’ no combate a 26 doenças
Com a intenção a princípio de apresentar um Projeto de Lei para que a Prefeitura de Uberaba forneça a “Cannabis”, planta da maconha, para tratamento medicinal, o vereador Paulo César Soares (PMN), “China”, transformou em requerimento à prefeita Elisa Araújo, solicitando que adote tal procedimento.
“Por ser impossível, caso apresentasse o projeto de lei, fosse considerado inconstitucional, por ser de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, transformei o projeto de lei em requerimento. Agora espero que a prefeita adote, já que a planta medicinal, proveniente da maconha, serve para o tratamento de 26 doenças”, ressaltou China.
A proposta do parlamentar surgiu após ver matéria do Globo Repórter sobre os benefícios da planta medicinal. “O projeto de lei prevê regras rígidas para a distribuição gratuita do medicamento. Em alguns municípios, como Búzios, no Rio de Janeiro, já existe lei municipal neste sentido”, ressaltou.
O vereador, sabedor do preconceito existente sobre o uso da maconha, acredita mais em desinformação da maioria, do que conhecimento de causa. “Muitos têm preconceito por ser associada a drogas. Mas o poder medicinal da maconha é imenso, e vai ajudar muitas pessoas que sofrem com doenças. Preconceito não pode ser inimigo da saúde pública”, argumentou.
Doenças combatidas pela maconha:
Propriedades analgésicas;
Antieméticos (contra os efeitos colaterais da quimioterapia);
Antiespasmódicos;
Relaxante;
Broncodilatadores;
Antipsicóticos;
Vasodilatadores;
Ansiolíticos;
Antioxidante;
Antidepressivo;
Anti-inflamatórios.
China volta a criticar quantidade de multas aplicadas na cidade
Um número divulgado pela Secretaria Municipal de Trânsito assustou o vereador Paulo César Soares (PMN), “China”, que, segundo ele, comprovou a tese da “indústria de multas de trânsito” em Uberaba. Somente no mês de julho foran registradas pela citada secretaria 422 infarações de trânsito.
“É um absurdo. Estes números representam quase 30 multas por dia. O sistema de câmeras que era para dar segurança a população, virou sistema de arrecadação de dinheiro dos contribuintes”, criticou China.
Sem esconder sua revolta, com a volta da “indústria da multa”, o vereador considera que a gestão Elisa Araújo não se preocupa com o bolso dos uberabenses. “Até porque sua administração é totalmente voltada para quem tenha dinheiro. Está conseguindo ser pior que Paulo Piau, que é um político ligado a elite da cidade”, apontou.
Após China denunciar cardápio incompleto
em escolas, creches apontam falta de carne
E as denúncias não param contra a alimentação fornecida pela Prefeitura de Uberaba e sua terceirizada. Após o vereador Paulo César Soares (PMN), “China”, denunciar o não cumprimento dos cardápios de escolas municipais, agora foi a vez de creches reclamarem que estão comendo sem carne.
A denúncia, inclusive, saiu no Jornal da Manhã. “A cada dia mais uma denúncia contra a péssima gestão da Secretaria Municipal de Educação. E o pior é que a Prefeitura mudou a terceirizada, agora Solução Serviços Terceirizadas, e o serviço somente piora”, disse China.
E o vereador pretende voltar a cobrar no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, e se for o caso, levar para o Ministério Público. “Queria ver se fossem filhos de ricos, se a gestão Elisa Araújo deixaria faltar as coisas. Porque alunos carentes que precisam dos serviços da Prefeitura”, apontou China.
Assessoria do vereador China
19/08/2022