Médico alerta sobre prevenção a doenças pelos homens na CMU

02/12/2022 11:18

Compartilhar

 

O diretor técnico do Hospital Mário Palmério, médico Raelson de Lima Batista, fez um alerta sobre a importância de prevenção quanto às doenças que atingem os homens. Convidado pela vereadora Luciene Faquinelli, o cirurgião cardiovascular teve como principal objetivo falar sobre o encerramento do “Novembro Azul”, destinado a prevenção contra o câncer de próstata.

O médico lembrou que o mês de novembro, através do “Novembro Azul”, tem sido muito voltado para a prevenção do câncer de próstata, porém, por iniciativa de municípios e até mesmo alguns estados, tem sido implantado e ampliado em forma de leis municipais e estaduais. “Transformaram o mês, voltado para a promoção da saúde do homem, o que envolve também aprevenção do câncer de próstata”, avaliou o convidado.

De acordo com Raelson de Lima, assustadoramente a doença mata 44 pessoas por dia no Brasil, sendo que em 2021 foram aproximadamente 16 mil casos que evoluíram para óbito. Cerca de 65 mil casos são diagnosticados por ano.

Para o médico, o maior aliado para a prevenção, no que diz respeito a ampliação ao atendimento à saúde do homem, de modo geral, são as mulhgeres. “Está mais do que comprovado, tanto no serviço público, quanto no provado, que são as mulheres que mais cobram e estimulam a participação dos homens nas consultas preventivas, não só para o câncer de próstata, mas também para outras doenças que também afetam os homens”, afirmou.

O diretor do Mário Palmério ainda fez um alerta. Segundo ele, principalmente o trabalho braçal, que se submete a grande exposição aos raios solares, precisa tomar muito cuidado com as doenças de pele, especialmente o câncer (melanoma). “O câncer de pelo também afeta os homens e merece atenção e cuidado”, acrescentou.

O médico alertou, ainda, que a prevenção é uma grande aliada para evitar casos mais graves de várias doenças e citou como exemplo as cardiovasculares, diabetes e pressão arterial. Com relação ao câncer de próstata, ele enfatizou que a prevenção é o grande aliado para evitar a progressão da doença para situações bem mais graves.

“A doença atinge fundamentalmente uma glândula, que se identificada com precocidade existe tratamento possível, não apenas na rede privada, mas especialmente na rede pública, com acesso as várias técnicas cirúrgicas que vão desde uma ressecção prostática, com menor agressividade cirúrgica, até a retirada total e permanente da próstata”, explicou o diretor técnico, enfatizando que o principal é o acesso às consultas preventivas e realização dos exames necessários.

“Se detectado com precocidade possui grandes chances de cura”, disse o convidado do Legislativo. Ele explicou que a partir dos 40 anos, recomenda-se que aqueles que já tenham casos de câncer na família realizem exames preventivos, e a partir dos 50 anos, para os demais, que não tenham relações genéticas na família.

O vereador Paulo César Soares “China”, aproveitou o tema discutido para criticar a falta de um especialista da área atuando pelo Município. Segundo ele, lamentavelmente a cidade não conta com nenhum urologista pela prefeitura. China disse que já fez e encaminhou requerimento a prefeita Elisa Araújo neste sentido, mas até agora não foi atendido.

O vereador chamou a situação de vergonhosa, “em um dos piores momentos vividos pelo país, onde a maior parte da população não tem acesso a convênios médicos particulares”, finalizou.

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
01/12/2022

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados