Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), o vereador Ripposati Filho apresentou requerimentos e indicações voltados para melhorias na comunidade. Entre eles, destacou-se o Requerimento nº 2504, que solicita ao Executivo Municipal estudos para a criação do Programa Municipal de Alfabetização Literária e Incentivo à Literatura Regional, em parceria com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
A proposta tem como objetivo incentivar a leitura de obras regionais nas escolas da Rede Municipal de Ensino no sentido de fortalecer a identidade cultural da região; estimular vocações literárias futuras, difundir e valorizar autores locais, do Triângulo Mineiro e do Estado de Minas Gerais.
Segundo o vereador o objetivo é que as crianças e jovens conheçam e valorizem os autores da nossa região. “Isso cria um sentimento de pertencimento, que só é possível quando há contato com a história e a produção cultural de quem viveu e vive aqui”, ressaltou o vereador.
Uberaba, que é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, da Academia de Letras de Minas Gerais e do Geoparque Uberaba, possui um vasto patrimônio literário, ainda pouco explorado no ambiente escolar. O vereador lembrou que a região já revelou intelectuais de destaque, como Mário Palmério, Edson Prata, Guido Bilharinho, Humberto Theodoro Júnior, Lídia Prata, João Eurípedes Sabino, Jorge Nabut e Gilberto Resende, que atualmente preside a ALTM, entre outros.
“Todos merecem ser conhecidos e valorizados dentro de casa. Ao incluir essas obras nas escolas, vamos preservar a memória, incentivar a leitura e inspirar novas gerações de escritores e leitores”, completou Ripposati Filho.
Se implementado, o programa será um marco para a valorização cultural e educacional de Uberaba, aproximando os estudantes das raízes literárias do Triângulo Mineiro e de Minas Gerais.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
12/08/25