A situação do Instituto Médico Legal de Uberaba é vergonhosa, na opinião do vereador Paulo César Soares China (SD). Ele falou sobre o assunto em Plenário do Legislativo, quando leu requerimento que está enviando ao governador do Estado, Alberto Pinto Coelho.
China pede providência urgente com relação à geladeira utilizada para armazenar corpos no IML. Ele comentou que o equipamento utilizado atualmente pode receber apenas três cadáveres.
Chegou ao conhecimento do vereador a morte de uma mulher ocorrida no bairro Santa Maria, sendo que, quando o corpo chegou ao IML, não tinha como colocar o corpo na geladeira, que já estava totalmente ocupada. "O corpo teve de ser deixado em um caixote no chão, de um dia para o outro. Situações assim só acontecem com pessoas humildes", criticou China.
Segundo o parlamentar, é uma situação vergonhosa para a cidade. "Cadáver de burguês não fica no chão, é liberado rapidinho", afirmou. O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro Kaká Se Liga (PSL) confirmou que o fato aconteceu com pessoa conhecida como "Silvana dos Cachorros". Ele disse que chegou a ligar para o delegado chefe da Polícia Civil, para tentar agilizar a liberação do corpo, mas, mesmo assim, não foi possível. "Lamentavelmente aconteceu esta situação",acrescentou Kaká.
De acordo com China, a situação do IML é um absurdo e os deputados estaduais que representam a cidade precisam fazer alguma coisa para resolver a questão. Ele também disse ter tomado conhecimento de situações em que os corpos precisaram ser transferidos para outras cidades, causando inúmeros transtornos aos familiares.
No documento enviado ao governador, o vereador pede urgência na liberação de uma nova câmara refrigerada, bem como a aceleração da inauguração do novo Posto de Perícia Avançada (PPA). O vereador também comentou ter tomado conhecimento de que o governo estadual já adquiriu um equipamento com capacidade para 12 cadáveres, mas até agora ainda não foi disponibilizado para a cidade.
Departamento de Comunicação