Na primeira Reunião Ordinária do mês realizada hoje (13), na Câmara, o vereador Almir Silva (PR) falou sobre os acontecimentos envolvendo a Polícia Militar do Espírito Santo e chamou a atenção para os problemas vivenciados pela polícia mineira e o risco de uma paralisação em Minas.
A greve dos PMs daquele estado iniciou-se na sexta-feira (03), quando familiares dos policiais impediram a saída de viaturas de uma companhia militar. O movimento se espalhou para outros batalhões capixabas [a PM reivindica reajuste salarial]. Nos primeiros sete dias de paralisação, 127 pessoas foram assassinadas no estado, 666 veículos roubados e furtados e 300 lojas saqueadas [os dados são parciais e não confirmados pela Secretaria Estadual de Segurança], segundo o site do Jornal Estado de Minas.
Segundo Almir, a Polícia Militar de Minas Gerais não está satisfeita com o governo. “Sem querer criar pânico, mas o Governo de Minas precisa abrir os olhos. Sem contar as dificuldades que encontram ao desempenhar os trabalhos executados na rua, muitos PMs tiveram que encarar o escalonamento do salário e o parcelamento do 13º em 2016. O Estado precisa dar mais atenção às nossas polícias, ampará-las. Elas já não estão agüentando mais enfrentar tantas dificuldades”, registrando ainda que não questiona ou julga a postura da PM do Espírito Santo. “Questiono a conduta daqueles cidadãos que se aproveitaram da oportunidade para saquearem lojas e supermercados de comerciantes que lutam diariamente contra a crise. E o que aconteceu lá pode acontecer aqui também”, disse.
Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD) completou o pronunciamento do colega dando um exemplo do descaso do Estado para com a polícia mineira. “Nossa Delegacia de Polícia Civil está sendo reformada agora com verba conquistada através do empenho de nossos policiais. A Polícia Civil está realizando shows, rifas, e etc, com o intuito de levantar dinheiro para terminar a obra, que já era pra ter sido entregue, e que vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. Na verdade, a polícia está custeando a reforma de um prédio pertencente ao Estado”, lamentou
Para Luiz Dutra (PMDB) não é só a segurança pública que “é uma vergonha em nosso país: O Brasil precisa ser passado a limpo”, frisou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
13/02/2017