A 1ª Audiência Pública ‘Resgatando a Cidadania’ sobre os temas “População em Situação de Rua e Programa Rede lotou, ontem, o plenário da Câmara. A reunião pública contou com a presença do prefeito Paulo Piau, do secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Indaiá, do subsecretário Carlos Alberto Godoy, do presidente da Câmara, Luiz Dutra e do vereador Edmilson de Paula (PRTB) que articulou a presença das autoridades federais na cidade: Leon de Sousa Lobo Garcia, que é diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas, da Secretaria Nacional Antidrogas; e Carlos Alberto Ricardo Júnior, coordenador dos Direitos da População em Situação de Rua, da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; e Telma Maranhão, da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
Sem contar que a agente social, que faz parte do movimento nacional de Pessoas de População de Rua, Elisângela Cândida da Silva, estava também entre as autoridades para discutir o assunto. Pela manhã, o prefeito Paulo Piau assinou o termo de adesão ao Projeto Redes, que visa articulação de rede intersetorial de base territorial para atenção a pessoa em sofrimento decorrente de uso de crack, álcool e drogas e no final da tarde inaugurará o Centro Pop, que é para resgatar a cidadania da população de rua. “Com o anúncio de grandes investimentos em Uberaba, acabamos atraindo muitas pessoas, igual aconteceu durante o período da cana. Entretanto, deixo claro que nem todos são moradores de ruas, pois muitos vêm com a família e emprego fixo. O que temos que ressaltar é que isso é um ‘problema sério’ e como são seres humanos, a prefeitura está trabalhando para devolver a sua integridade”, comenta.
O presidente da Câmara, Luiz Dutra, concordou com os argumentos do prefeito que os poderes públicos têm que fazer algo para diminuir o número de moradores de ruas nas cidades e de ‘artistas’, que muitas vezes são de fora, que ficam nos principais semáforos da cidade. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Indaiá, reforçou a importância das ações que estavam sendo desenvolvido pelo prefeito Paulo Piau, observando que durante o período que está na pasta, ou seja, dois meses, vem percebendo que está diminuindo o número de moradores de ruas em Uberaba. “Todo recurso destinado para a assistência social é pouco, pois a meta do governo Paulo piau e oferecer uma cidade segura e resgatar a dignidade dos moradores de rua. Essa redução do número de pessoas nas ruas, só pode ser resultado das ações que estão sendo feitas pelo atual governo”. Fonte: Jornal de Uberaba (10/07/15)