Para vereadores a Guarda Municipal merece toda a valorização diante de seu papel junto à segurança da cidade
Vereadores ressaltaram que a Guarda Municipal interage muito com situações de violência nas ruas e que a valorização dos profissionais, bem como seu total treinamento são imprescindíveis para o bom desempenho e segurança dos profissionais. Dois projetos de autoria do Prefeito Municipal ganharam destaque na manhã desta segunda-feira (5/8) nesse sentido. O projeto 18/2019, alterou a Lei Complementar 544/16, sobre a criação da Guarda Municipal, especificando bolsa de um salário mínimo aos guardas municipais que estiverem no período de treinamento no Curso de Formação, que dura 90 dias. O projeto que institui a bolsa foi aprovado pelo Plenário.
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão (PSD), ressaltou que ainda é preciso fazer muito para melhorar a Guarda Municipal, com melhoria de equipamentos e aumento de pessoal. Nisso, segundo Ismar, o secretário Wellington Cardoso tem sido bastante atuante. “Mérito dele esse concurso que foi realizado recentemente e a vinda de novos equipamentos que deverão chegar em breve. Mas sabemos que é preciso ainda mais. Esta Casa receberá em breve outras demandas relacionadas à Guarda Municipal e acredito que devemos lutar para que esse importante setor seja valorizado”, disse.
Vereador Rubério Santos (MDB), líder do prefeito, falou sobre a importância da bolsa, que dá ao candidato aprovado em concurso e que está em treinamento a tranquilidade necessária para se dedicar ao aperfeiçoamento. Ao ser questionado pelo vereador Alan Carlos (Patri) sobre a patrulha do silêncio, o comandante da Guarda Municipal Marco Túlio Gianvecchio disse que a guarda tem se desdobrado para atender às demandas, mas que o0 contingente ainda é pequeno e que os novos integrantes serão muito importantes para a melhoria dos serviços. “Com falta de pessoal, muitas vezes nos deparamos com situações de denúncia no setor da patrulha do silencio em que o reclamante pede que a patrulha vá ao local de uma festa onde a grande maioria está alcoolizada e o guarda municipal acaba correndo até mesmo risco na abordagem”, explica.
Abono para fardamento. Outro benefício para a guarda municipal, de autoria do prefeito, foi aprovado pelos vereadores durante a sessão de segunda-feira, o projeto 186/2019, que institui o Abono Fardamento. O valor de R$ 3704,56 será pago aos servidores no mês de ingresso à Guarda Municipal. Também ficou instituído que anualmente o valor de R$ 1667,05 será pago na data natalina. Os servidores deverão adquirir os uniformes de forma pessoal e exclusiva em estabelecimentos previamente credenciados pela Secretaria Municipal de Defesa Social – SDS.
Renata Thomazini
Departamento de Comunicação
05/08/2019