Câmara lança campanha contra a pedofilia com apoio do Ministério Público
A Câmara Municipal de Uberaba lançou neste mês de julho uma campanha de combate à pedofilia, como forma de conscientizar a população para este grave problema. A campanha conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e está sendo veiculada nos principais veículos de comunicação da cidade. O presidente Elmar Goulart (PSL) ressalta que a Câmara deve cumprir o seu papel social e colaborar para combater este mal que atinge as crianças. "Enfatizamos nesta campanha que a pedofilia muitas vezes é praticada por pessoas da própria família, ou próximas dela. Neste período de férias escolares, quando as crianças permanecem mais tempo em casa, a atenção deve ser redobrada em relação a isso", explica.
Antes de iniciar a campanha, o presidente esteve com o promotor de Justiça e coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância, Juventude e Educação da Macrorregião do Triângulo Mineiro, Dr. André Tuma Delbim Ferreira. "Agradecemos o apoio do Ministério Público nesta ação, pois é o órgão que conhece bem a necessidade de se combater crimes como a pedofilia", enfatiza.
O promotor afirma que uma campanha dessa magnitude abrange dois grandes aspectos. "Primeiro, é uma forma de conscientizar a sociedade sobre os perigos que rondam nossas crianças, uma vez que, segundo as estatísticas, a grande maioria dos abusadores está inserida no contexto de convivência da vítima. Logo, toda forma de manifestação sobre esse assunto é uma maneira de se manter a vigilância e um olhar de cuidado e proteção em relação às nossas crianças e adolescentes, como forma de se prevenir futuros abusos", explica.
Segundo André Tuma, por outro lado, é importantíssimo que a sociedade tenha acesso aos meios de denunciar tais abusos. "Uma vez que grande parcela acaba não sendo denunciada, tal clandestinidade favorece a ocorrência dessas práticas nefastas", afirma. A campanha traz em destaque o Disque 100 para denúncias, assim como a indicação de procurar o Conselho Tutelar. Na opinião do promotor, uma população atenta, que se mostra compromissada com a defesa da integridade das crianças e adolescentes, certamente é um fator de desestímulo em relação aos abusadores.
Levantamento aponta que em 2012, 79 casos de pedofilia foram denunciados ao Conselho Tutelar. Neste ano, até o dia 18 de maio, o órgão computava 40 casos denunciados. "Os números são preocupantes e nos levam a refletir sobre a importância da conscientização e punição dos culpados", finaliza.
Outras ações - Por solicitação do vereador Samir Cecílio, por meio do Requerimento nº1219, a Câmara Municipal de Uberaba mudou nesta terça-feira (16) o slogan educativo inserido em suas correspondências internas e externas para "Pedofilia não é brincadeira. Denuncie. Disque 100". Na opinião do vereador, a Câmara deve participar de campanhas de conscientização ao combate ao abuso sexual infantil.
Em maio deste ano foi aprovado o Projeto de Lei nº 10/2013, de autoria do vereador Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSB), que determina que antes de todas as projeções cinematográficas na cidade de Uberaba, sejam projetadas informações sobre o combate à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
No último mês, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP) encaminhou requerimento ao Prefeito Paulo Piau solicitando desenvolver campanhas permanentes nas escolas públicas municipais, sobre o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, bem como de combate à pedofilia.