O vereador Cleomar Barbeirinho diz que se empenhará para contribuir com o trabalho de ONGs como a Oasis
No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Por isso, o trabalho de ONGs de apoio é essencial para que estimativas como essas possam ser reduzidas e/ou enfrentadas com dignidade. O vereador Cleomar Marcos de Oliveira, o Barbeirinho, visitou nesta semana a Oasis-Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde, onde foi recebido pela presidente Vera Santos. A ONG atende crianças e adolescentes carentes com câncer de Uberaba e região. As atividades auxiliam no alcance da cura ou a estabilização da doença a um nível que permita ao paciente e seus familiares uma vida normal, além de sua inserção na sociedade.
O parlamentar gostou do que viu, incluindo as instalações e a competência com que a equipe multidisciplinar oferece atendimento psicológico, assistência social, recreação, acompanhamento ou reforço escolar, além do fornecimento de medicamentos e equipamentos necessários ao tratamento. Barbeirinho também reconhece a importância do trabalho da rede de voluntários que a Oasis possui. "O que pudermos fazer, faremos para contribuir com este valioso trabalho da Oasis", cita.
De acordo com o Inca, o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Nas últimas quatro décadas, segundo o Inca, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Jorn. Rose Dutra