Após reunião com a diretoria do Sintracol (Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberaba), o vereador Paulo César Soares (PMN), o China, está cobrando a abertura, por parte da prefeita Elisa Araújo, da “caixa preta” do transporte coletivo da cidade.
O parlamentar ficou assustado com dados informados pelo presidente da entidade, Roberto Alexandre Vieira, sobre o setor. Uma audiência entre a categoria e representantes das empresas concessionárias do transporte na cidade acontece nesta quinta-feira (22) na Justiça do Trabalho, com pequena chance de acordo. “Um absurdo. São situações inaceitáveis. Os motoristas estão sem aumento desde 2020. Têm casos de motoristas que entram às cinco horas da manhã e saem às 19h”, informou China.
O vereador ainda questiona os R$ 2 milhões que foram antecipados por Elisa Araújo às empresas concessionárias de subsídios. “A prefeita precisa exigir que estes recursos sejam realmente usados para que a tarifa não suba, mas que também seja concedido aumento aos motoristas. Na verdade, Elisa Araújo, como sempre, faz o jogo dos patrões”, afirmou.
Entre os dados absurdos informados pelo Sindicato ao parlamentar está o de que apenas 104 ônibus circulam em Uberaba, não obstante o contrato reze que deveriam circular 136. “Esse papo que não dá lucro, é conversa para boi dormir. Não está descartada uma greve dos motoristas. E se tiver, terá todo meu apoio”, ressaltou.
Assessoria do vereador – 20/09/2022