Com cobranças a prefeita Elisa Araújo e ao Secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, que participaram hoje da sessão online da Câmara Municipal de Uberaba, o vereador Paulo César Soares (PMN), o China, aproveitou a oportunidade para indagar o Poder Executivo sobre reivindicações já encaminhadas à Prefeitura de Uberaba.
China fez uma série de questionamentos relacionados a covid-19. Entre as indagações, estão os valores a serem pagos aos plantonistas que serão contratados para trabalhar nas UBSs. O vereador solicitou que sejam pagos mais que apenas R$ 84,00 a uma técnica de enfermagem. “Com esse valor, ninguém vai querer enfrentar a covid”, disse.
No entanto, o secretário de Saúde, demonstrando estar pouco informado do projeto do Executivo, aprovado na semana passada, insistiu que os valores do plantão seriam por hora trabalhado. Mas no projeto enviado a CMU, é bem claro: valores por plantão, e não por hora (veja no detalhe).
Ainda na sessão, China questionou sobre o privilégio de estudantes de Medicina e Odontologia da Uniube na vacinação contra a covid-19, em detrimento aos estudantes da UFTM. “Seria porque o presidente de seu partido, prefeita, é ligado a Uniube?”, questionou.
O vereador ainda questionou sobre a falta de desinfecção de ambulâncias do SAMU, quando sai de um atendimento a outro, sem voltar a sede. O secretário quis questionar se os pacientes transportados estariam com COVID. Mas China devolveu: “quem me passou foi servidor, de carreira do SAMU, e muito sério, essa informação”, apontou.
E China solicitou que os salões de beleza e barbeiros sejam autorizados a funcionar aos domingos e feriados.
O vereador completou pedindo a prefeita que dê anistia as famílias carentes das contas da CODAU durante a pandemia.
Assessoria do vereador China
26/03/2021