CMU adquire scanner que otimizará trabalho
Presidente Dutra comemora a aquisição de scanner moderno e revolucionário que dará celeridade aos trabalhos do departamento de Documentação e Pesquisa e suporte ao projeto Memória Viva Câmara Municipal de Uberaba.
A Câmara Municipal de Uberaba acaba de adquirir scanner que vai revolucionar a gestão de informação da Casa. O aparelho Sceye A3 proporcionará celeridade ao trabalho no Legislativo, haja vista que, através de sistema de rotação e corte automáticos, captura imagens, digitalizando-as, de forma muito mais rápida que os scanners convencionais.
Com acervo completo e atualizado, o departamento de Documentação e Pesquisa é o único, no município, apto para informar com precisão sobre legislação municipal. Com a aquisição, documentos que ainda não foram digitalizados serão rapidamente reproduzidos para composição de arquivo virtual. "Com esse scanner, poderemos concluir o trabalho de digitalização, uma vez que as leis já foram reproduzidas, mas portarias e resoluções ainda não. Essa compra marca um ponto importante na gestão de informação", salienta a diretora do departamento, Sumayra de Oliveira.
Além disso, a aquisição facilitará a gestão do projeto Memória Viva Câmara Municipal de Uberaba, de iniciativa de seu presidente, vereador Luiz Dutra (PDT), que tem como objetivo principal garantir a preservação das fotos e outros documentos históricos da cidade. Para o desenvolvimento da proposta, o parlamentar conta com a participação da comunidade, solicitando aos detentores de fotografias antigas da cidade que as leve até a CMU, quando serão digitalizadas e devolvidas. O site do projeto, inclusive, está em fase de implantação e constituirá vitrine democrática desses materiais históricos.
O investimento para aquisição do scanner foi de R$5.740,00. Outra vantagem dele é que, por proceder à varredura sem contato, não desgasta os documentos e nem a máquina, tornando-se livre de manutenção. "Esse aparelho que acabamos de adquirir é importante, tanto para a gestão de informação, quanto para a gestão de pesquisa histórica. Com ele teremos mais qualidade e celeridade as nossas ações", comemora Dutra.