A “Associação dos Artesãos da Uberfama – Uberaba Feito à Mão”, recebeu declaração de utilidade pública. O projeto, de autoria do vereador Kaká Carneiro (PR), foi aprovado durante sessão realizada no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), na manhã desta quarta-feira (19).
Kaká destacou a importância da associação no que diz respeito ao incentivo e valorização do artesanato na cidade. “É um reconhecimento por tudo o que a Uberfama tem feito por Uberaba. Pelas nossas meninas, o nosso artesanato, a nossa história e a nossa cultura passam, efetivamente, pelas mãos delas”, reconheceu o parlamentar.
O vereador Ronaldo Amâncio (PTB) elogiou o trabalho realizado pelos artesãos uberabenses e disse torcer pela expansão da atividade. “Vocês merecem um espaço muito maior. Espero que, em breve, possamos ter de fato uma grande feira do artesanato local.
A conselheira fiscal da instituição, Weriz Borges agradeceu o apoio do Poder Legislativo e disse que a aprovação da lei trará para a classe “melhorias” e “mais segurança”.
A Uberfama foi fundada 20 de junho de 2000 e está localizada na Praça Manoel Terra, nº 255, Box 47, 2º Piso no Mercado Municipal, bairro Abadia. A entidade não possui finalidade lucrativa e atende, atualmente, a mais de 70 artesãos.
Jair Neto
Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 19/09/2018