Iniciativa do presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), que institui a “Semana Municipal do Esporte Amador”, foi aprovada na manhã desta segunda-feira (17), no plenário da Câmara.
O presidente da Liga Uberabense de Futebol, Roberto Carlos Fernandes, foi convidado a acompanhar a votação do projeto, que tem como objetivo valorizar os praticantes do esporte amador, bem como fomentar e desenvolver a prática esportiva em Uberaba.
Marão explicou que a data será comemorada, anualmente, dentro do Calendário Popular do Município, na semana em que coincidir com o dia 9 de março de cada ano, incluindo todas as modalidades esportivas. “Que essa proposta possa unir todos os esportes amadores da cidade, por meio de eventos com palestras e simpósios”, disse.
Roberto Carlos Fernandes agradeceu aos vereadores envolvidos com a área do esporte. “O projeto é uma valorização e reconhecimento da importância do esporte. Precisamos muito dessas propostas, porque o esporte pode mudar positivamente a vida das pessoas.”
Marão foi parabenizado pela iniciativa pelos demais colegas, e aproveitou para comentar a respeito da readequação de infraestrutura esportiva do Campo do Vila Nova, no Boa Vista. “Infelizmente, a construtora não conseguiu fazer a obra, e por isso ela está parada há três meses. Sabe-se que já foi convocada a segunda colocada no processo licitatório. Peço aos responsáveis que acompanhem de perto a reforma, pois são 120 crianças e 90 adultos atendidos em projetos esportivos realizados naquele campo. A obra está orçada em quase R$300 mil e será realizada por meio de recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, que atendeu a uma solicitação de Ismar Marão.
Emendas – Um montante de quase R$720 mil foi liberado para construção de quadras poliesportivas e ginásios poliesportivos em Uberaba. O recurso, oriundo de emendas parlamentares assinadas pelo então deputado federal Marcos Montes, foi um pedido dos colegas de legenda Ismar Marão e do vereador Agnaldo Silva (PSD). Umas das solicitações de Ismar é referente a revitalização de quadra localizada na Praça Magalhães Pinto, no Fabrício. Outra parte da verba, solicitada por Marão e Agnaldo Silva, será destinada à restruturação do ginásio poliesportivo do Cemea Abadia, que fica na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha.
PL 13/19 – Projeto que altera a Lei Complementar nº 392/05, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos de Uberaba, versando sobre a concessão de horários especiais para os servidores públicos, foi sobrestado hoje (17), na Câmara. A pedido do líder do Prefeito, Rubério dos Santos (MDB), o autor da proposta, Almir Silva (PR), decidiu pelo sobrestamento da proposição. Rubério alegou que proposta semelhante foi protocolada por ele na Casa há um tempo. A intenção de Rubério é discutir ambas as iniciativas com Almir para, posteriormente, apresentarem um projeto bem elaborado e que atenda em sua plenitude as necessidades de seu público-alvo. A proposição assinada por Almir Silva autoriza o superior imediato a conceder autorização para horários especiais, para os servidores que comprovadamente (atestados médicos) tenham filhos com necessidades especiais, para fins de atendimento do incapaz. Agnaldo Silva sugeriu que a proposta seja estendida ao poder privado.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
17/02/2020