Dois nomes importantes na representatividade afrodescendente da cidade concederam entrevista ao Programa Movimento, comandado pela jornalista Evacira Coraspe. Maria Abadia Vieira da Cruz que é a Presidente do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial de Uberaba, e Reginaldo da Silva (Peixinho), que é coordenador de Políticas de Igualdade Racial de Uberaba. Ambos realizam, em conjunto, um trabalho fundamental para a consolidação das políticas antirracistas.
A entrevista trouxe à tona acontecimentos históricos que deram aos negros uma maior visibilidade social e, ao mesmo tempo, alguns percalços que teimam em barrar o avanço das políticas públicas. A dupla trabalha alinhada aos projetos do município para ampliação de ações em prol das minorias. Especificamente, a cultura afrodescendente está sendo pesquisada no município para que os anseios de cada segmento sejam respeitados e que se busque melhores políticas para a comunidade que envolvam, principalmente, Educação, Saúde e também a geração de emprego.
A cultura também é alvo do trabalho que ambos desenvolvem. Além do censo étnico que está sendo feito, destaca-se o trabalho no projeto “Terreiro Legal”, que visa a legalização da documentação das casas religiosas, entre outras coisas. Entre as ações deste ano, também está a realização da 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio deste ano em Uberaba.
O programa vai ao ar nesta sexta-feira (1/4) às 19 horas no canal 4.3 da TV Câmara digital. Depois, poderá ser visto também pelo canal Evacira Coraspe no YouTube.
Jornalista Renata Thomazini
01/04/2022