O evento será em parceria da Câmara Municipal com a Comissão Especial da Câmara dos Deputados
A flexibilização da venda de armas de fogo no Brasil vai ser o tema do próximo debate público promovido pela Câmara Municipal no dia 29 deste mês às 14h30 no Plenário do Legislativo em Uberaba. O debate técnico foi idealizado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Humberto Dutra e a exemplo da versão anterior que discutiu a Reforma Política, esta, mais uma vez, acontece em parceria com a Câmara dos Deputados, através da Comissão Especial da Flexibilização de Armas de Fogo no Brasil, presidida pelo deputado federal Marcos Montes (PSD). Somente duas cidades mineiras vão discutir oficialmente o tema: Uberaba e Belo Horizonte. Aliás, entre os Estados da federação, somente Minas terá dois eventos do gênero.
O assunto é recorrente tendo em vista o crescimento inegável da violência em todo o País e ante a tramitação do Projeto de Lei 3722/2012 (de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça, do PMDB carioca), que propõe adequações em dispositivos do Estatuto do Desarmamento.
A intenção é debater a proposta de mudanças no estatuto que disciplina as regras para aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições no Brasil.
O evento integra a lista de audiências públicas da Comissão Especial para tratar do assunto em nível nacional. O requerimento que beneficia Uberaba com o debate foi apresentado pelo deputado Marcos Montes atendendo a ofício do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Humberto Dutra (SD).
Dutra comemora o fato de Uberaba ter sido contemplada a opinar sobre o tema tão importante e polêmico, ressalta a atuação do deputado federal Marcos Montes em temas macro coletivos e diz que a Câmara Municipal de Uberaba, como espaço democrático, quer ouvir os segmentos da sociedade sobre temas relevantes e, por isto, o Debate Técnico foi criado como espaço para discussões pontuais. O desarmamento - Flexibilização das armas de fogo será o quarto debate realizado este ano e tem caráter regional.
Jorn. Gê Alves
Departamento de Comunicação
(01/06/15)