A vereadora Denise Max “Denise da Supra” (PR) quer que o Município dê continuidade ao Censo de Animais Domésticos, que foi iniciado no segundo semestre de 2014 e durante o ano de 2015. A representante do Legislativo, que enviou uma indicação ao prefeito Paulo Piau, avalia a medida como muito importante para a cidade.
“Ter conhecimento sobre a população de animais domésticos, é fundamental para o controle populacional de cães e gatos”, afirmou Denise. Ela lembra, ainda, que as informações podem ajudar no combate a doenças, assim como na proliferação de animais vetores, como pulgas, carrapatos, entre outros, que também afetam a saúde humana.
Para a vereadora, através do censo, a Secretaria do Meio Ambiente, o Centro de Controle de Zoonoses e demais setores competentes, terão condições de planejar suas metas para efetivarem o controle populacional de cães e gatos na cidade.
Segundo Denise, para dar continuidade ao censo dos bairros que ainda não foram realizados, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses devem visitar as residências e catalogar as informações necessárias. O agente deverá pedir que os moradores preencham a ficha do censo animal. No formulário constam informações como a quantidade de animais, o sexo, e se são chipados ou não.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
04/09/2017