A vereadora Denise Max (PR) recebeu na tarde de hoje (11), na Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais - SUPRA, a visita do deputado estadual Arnaldo Silva, presidente do PR em Uberlândia e vice-presidente do partido em Minas Gerais, para conhecer o trabalho realizado pela ONG e também discutirem projetos que envolvem a causa animal.
De acordo com Denise, o interesse do deputado pelo tema é de suma importância tanto para o Estado quanto para Uberaba. “Precisamos muito de bons políticos engajados nas questões relacionadas ao bem-estar animal. Há algum tempo converso com Arnaldo sobre alguns assuntos que necessitam de mais atenção, como, por exemplo, a conscientização das crianças nas escolas sobre a responsabilidade com os animais, a importância da chipagem e a castração dos bichos”, destacou.
Questionado sobre possíveis repasses à ONG, o deputado contou que, este ano, ficou impedido de trabalhar em prol de entidades como a SUPRA. “O Estado restringe o repasse de verbas [as emendas individuais] em ano eleitoral.” De acordo com o artigo 73, parágrafo 10, da lei eleitoral: “No ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública. A exceção é nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior”. Mas já adiantou que a partir de março do próximo ano estará engajado na concretização dos principais projetos apresentados por Denise a ele. “A causa animal é uma questão de saúde pública, que envolve uma série de situações. Precisamos trabalhar conjuntamente. Nosso objetivo é realizar um trabalho com municípios, criando dois pólos regionais no Triângulo Mineiro. Temos outros deputados que atuam na área e são defensores dessa causa”, disse.
Para Arnaldo, existem projetos importantes que precisam ser colocados em prática nos municípios mineiros, como “a substituição de veículos de tração animal e a castração gratuita. Nossa ideia inicial é realizar no Triângulo um grande encontro [ainda sem data prevista] para discussão de diversos assuntos sobre o tema. A partir disso, desenvolveremos pauta objetiva e cronograma específico para que todos os trabalhos possam ser melhorados”, frisou, acrescentando que o Estado ainda tem muito a avançar nas situações simples de solução, destacando, como exemplo, o governo de São Paulo, “que distribui gratuitamente a vacina contra a cinomose - doença canina de difícil cura e que pode levar o cão a óbito”, finalizou.
SUPRA - A associação aloja hoje 800 animais e possui uma despesa mensal de aproximadamente R$ 45 mil. Denise contou que a ONG é mantida financeiramente por voluntários e pela Prefeitura Municipal, que repassa mensalmente verba de R$ 18 mil à entidade.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
11/10/2016