Dutra solicita criação de Fundo Funeral no município
O vereador Luiz Dutra (PDT) está preocupado com a situação de famílias carentes que ganham até um salário mínimo, e que não têm condições financeiras de arcar com despesas dos funerais de entes queridos. Pensando nisso, Dutra enviou ao prefeito Paulo Piau um Requerimento, solicitando a criação de um Fundo Funeral no município.
Segundo o vereador, constantemente o gabinete dele é procurado por pessoas de baixa renda, a procura de uma ajuda para a realização de enterros. A intenção, de acordo com ele, é de legalizar o que hoje não passa de um "acordo de cavaleiros" com as funerárias. Dutra também mencionou a existência de uma lei estadual que vai possibilitar o desenvolvimento do projeto.
A coordenadora do Núcleo de Assistências Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Vânia Guarato, explicou que atualmente a lei determina que as funerárias atendam apenas os indigentes, não englobando as pessoas de baixa renda.
Ainda de acordo com Vânia, recentemente o Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, começou a implantar o programa Piso Mineiro, através do qual os municípios poderão oferecer o Auxílio Funeral. A representante da Seds explicou que ainda estão sendo estudados os critérios para ver quem terá acesso ao benefício, para que sejam beneficiados quem realmente precisa.
E para que o dinheiro destinado ao programa seja gerido será necessário criar um Fundo, no qual os valores serão depositados. Ainda não existe previsão de quando o Piso Mineiro vai começar a funcionar efetivamente em Uberaba. Antes que isto aconteça, o projeto terá que passar pela aprovação do prefeito, do Conselho Municipal de Assistência Social e da própria Câmara Municipal.