Feti tem projetos Caminho do Futuro e Corrente do Bem aprovados na Câmara

04/06/2019 13:02

A Câmara Municipal aprovou dois Projeto de Lei que beneficiam a Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsan (Feti) nesta terça-feira (04). Foram aprovados os projetos Caminhos Para o Futuro e Corrente do Bem.

O presidente da instituição, Eduardo Fernandes Callegari, a diretora pedagógica, Sonia Manzan, e a assessora jurídica, Fabiana Faquim, estiveram no Plenário, acompanhando as votações.

O projeto Caminhos Para o Futuro tem como objetivo fomentar o primeiro emprego, a inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho. Serão atendidos jovens maiores de 14 e menores de 24 anos e, independentemente da idade, pessoas com deficiência. Poderão ser celebradas parcerias com o poder público e a iniciativa privada.

Através do serão oferecidos cursos de iniciação profissional, cursos e ações nas comunidades e atendimento às necessidades dos jovens, como forma de favorecer a inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho. Para isso, serão contratados 15 instrutores, 20 professores, dez monitores, um nutricionista, cinco cozinheiras e seis auxiliares de padaria.

O vereador Almir Silva (PR) disse que a Feti tira jovens de um caminho ruim e que o local onde está funcionando atualmente se tornou pequeno para os projetos desenvolvidos. Ele parabenizou a equipe pelo trabalho sério desenvolvido.

Segundo o vereador Fernando Mendes (PTB), tudo o que chegar na Casa e que for para avançar e levar profissionalismo aos jovens, terá o seu apoio. A vereadora Denise da Supra (PR) parabenizou pelo projeto e o trabalho realizado pela equipe. Agnaldo Silva (PSDS), Ronaldo Amâncio (PTB) e Alan Carlos (Patri), também se manifestaram favoráveis ao projeto.

O presidente da Feti afirmou que sua meta é colocar 3 mil jovens no mercado de trabalho este ano. De acordo com Callegari, até agora foram 500, mas ele pretende intensificar as ações e projetos, para alcançar o número mencionado até o final do ano.

Corrente do Bem - O outro projeto da Feti aprovado pelos vereadores, o Corrente do Bem – Um ato de solidariedade, tem como finalidade fomentar o tema da cidadania, realizar ações relacionadas a cidadania e humanização, promover a disseminação dos temas cidadãos, identificar possíveis ações cidadãs que possam contar com o envolvimento de todas as turmas da iniciação profissional e Probem, promover o protagonismo dos jovens aprendizes, e ampliar o sentimento de pertencimento dos aprendizes nos bairros em que moram.

Além disso, as ações do projeto devem ser desenvolvidas para a comunidade, tendo como foco as entidades assistenciais, os eventos, projetos e ações atrelados a oferta de serviços públicos, além de outros, voltados para o trabalho social com cunho de humanização. Dentre as ações positivas, que devem ser realizadas após levantamento das demandas sociais para cada período, estão informativos gerais, pontos de escuta, brincadeiras que estimulem o raciocínio lógico matemático, socialização, cidadania e psicomotricidade, com uso de equipamento como pula-pula, escorregador, tobogã inflável, cama elástica, pula corda e outros. Tem ainda as oficinas de teatro, pintura facial, oralidade, entre outras.

Além disso, as ações do projeto devem ser desenvolvidas para a comunidade, tendo como foco as entidades assistenciais, os eventos, projetos e ações atrelados a oferta de serviços públicos, além de outros, voltados para o trabalho social com cunho de humanização. Dentre as ações positivas, que devem ser realizadas após levantamento das demandas sociais para cada período, estão informativos gerais, pontos de escuta, brincadeiras que estimulem o raciocínio lógico matemático, socialização, cidadania e psicomodricidade, com uso de equipamento como pula-pula, escorregador, tobogã inflável, cama elástica, pula corda e outros. Tem ainda as oficinas de teatro, pintura facial, oralidade, entre outras.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU