Franco Cartafina ouve reivindicações dos trabalhadores do transporte coletivo
O vereador Franco Cartafina, membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Motoristas de Transportes Públicos, para conhecer as demandas atendidas após a greve, e as solicitações para as quais eles aguardam atendimento. Franco se colocou à disposição para ajudar a categoria que prioriza alguns pontos no seu conjunto de reivindicações.
O primeiro relaciona-se com a falta de flexibilidade no tempo para percorrer o trajeto da linha. Eles explicam que o horário tem de ser cumprido independentemente dos imprevistos que porventura surjam. Tal exigência leva os motoristas a trafegar às vezes até excedendo o limite de velocidade. Há casos em que não há como fazer o trajeto no tempo determinado devido a casos fortuitos como chuva, por exemplo. A justificativa é de que havendo descumprimento do horário pesaria sobre a empresa multa imposta pela PMU. Entretanto, o mal pode ser bem maior, uma vez que correndo, a possibilidade de acontecer um acidente não pode ser desprezada.
O Sindicato propõe que a PMU e as empresas cheguem a um consenso neste sentido para que os motoristas possam cumprir o trajeto em segurança. Outros pontos referem-se à dupla função: motorista/cobrador; à falta de pontos de apoio para que eles possam fazer suas necessidades fisiológicas. Eles relatam que os banheiros públicos na praça Rui Barbosa têm hora para fechar e no fim de semana não abrem. O vereador levará as reivindicações ao prefeito Paulo Piau e à diretoria das empresas para que sejam estudadas formas para atendê-los. Ele entende que a reivindicação de flexibilidade no tempo do trajeto é pertinente e pode representar preservação de vidas, pois reduziria o risco de acidentes.
Rose Dutra - Assessoria de imprensa do vereador Franco Cartafina