Diante do anúncio do governo federal de que o ajuste fiscal deve atingir o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – o Pibid, o vereador Franco Cartafina (PRB) encaminhou ofício ao Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, solicitando que reveja e mantenha o programa.
Segundo o parlamentar, foi divulgado na imprensa que entre os ajustes previstos pelo governo está o corte do Pibid. Para o vereador o programa é uma importante ferramenta na reestruturação da educação pública básica nacional, ao fazer ponte entre os estudantes das universidades com a escola, construindo desta forma um processo de formação de mais qualidade. Informou ainda que o Pibid reúne cerca de 90 mil bolsistas em todo o Brasil distribuído em 284 universidades e mais de 5800 escolas.
Segundo Franco, o programa é um grande benefício para o professor, que vem, ao longo dos anos, sofrendo com a degradação do prestígio e do salário de sua profissão, tornando a docência pouco atrativa. “O objetivo do Pibid é, de certa forma, retomar e elevar esses valores”, defendeu argumentando que o corte do programa será um duro golpe na formação dos futuros educadores e na qualidade da educação básica brasileira, que deve atingir centenas de milhares de estudantes universitários e das escolas por todo o País.
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU
14/07/2015