Guti Saad é homenageado pela Câmara Municipal de Uberaba

18/02/2025 16:59

Compartilhar

Além de aprovar um projeto com o nome de Alexandre Augusto Fernandes Saad, o Guti, para logradouro público no Município, o vereador Tulio Micheli pretende criar uma homenagem voltada para a área cultural da cidade, que também vai levar o nome dele. O PL do logradouro (rua, praça ou avenida) foi votado na última segunda-feira (17).

Dentista, músico, violeiro, poeta e apresentador, Alexandre Saad, também conhecido como Guti, nasceu em 1961, filho de Alexandre Amim Saad e Odilmaris Guido Fernandes Saad foi dentista, músico, compositor, poeta, violeiro e apresentador.

Casado com Simone Carvalho Guimarães Saad tiveram 3 filhos, Leonardo Guimarães Saad, Ana Carolina Guimarães Saad e Alexandre Amim Saad Neto. Guti compôs sua primeira música aos 9 anos de idade, o samba-canção "Espuma". Formou-se em Odontologia na FIUBE (atual Universidade de Uberaba) em 1982 e posteriormente especializou-se em Periodontia pela APCD/SP.

A primeira música foi gravada em 1987, em Guarulhos (SP), depois mudou-se para Campo Grande (MS), onde recebeu tanta influência da viola caipira, que esta passou a ser o seu principal instrumento, tendo inclusive ganhado o 1º Lugar em um festival com sua música Água Limpa, sendo premiado com um carro 0km, além de melhor letra e melodia.

Em 1996 Alexandre Saad lançou seu primeiro CD, “Minas Pantana”. Em 1999, após retornar a Uberaba, foi produtor e apresentador do programa “Oficina de artes na TV”, na TV Universitária Rede Minas. Nos anos 2000 recebeu da Câmara Municipal de Uberaba o diploma de Honra ao Mérito. Em 2006, produziu o programa “Retiro Brasileiro” na TV Parnaíba da Rede Record-Minas, em Uberlândia (MG).

No mesmo ano, também apresentou o programa “Acorda Brasil”, no Canal Terra Viva, da Rede Bandeirantes. Em 2007, nesse mesmo canal, foi apresentador do programa “TV do Berro”, e no ano seguinte apresentou o 50° Festival de Folias de Reis no Teatro Vera Cruz em Uberaba.

Alexandre Saad teve suas composições gravadas por cantores de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em 2010, lançou mais um CD, “Eu e meu irmão”. Entre projetos musicais que incluíam jingles políticos e eventos culturais foi responsável pela produção e coordenação do Projeto Memorial Goiá, que resultou em um CD, DVD e um Songbook.

Idealizou e produziu o DVD Minha Terra, Minha História em homenagem a sua cidade natal Uberaba-MG (o documentário pode ser assistido no Youtube). Neto do Dr. Odilon Fernandes (1907-1973) respeitável espírita por religião e pesquisador por convicção, fundador da “Casa do Cinza”, Alexandre Saad sempre esteve intimamente envolvido com projetos de cunho social e filantrópicos na cidade.

Foi responsável em parceria com Zé Hamilton Ribeiro pela composição do Hino “Terra de Gigantes”, em homenagem a criação do Geopark Uberaba, que infelizmente não teve tempo hábil para gravação oficial. Antes de sua morte estava produzindo o Podcast No Cuco do Mineiro em sua casa e alguns episódios estão disponíveis no Youtube.

Seu último lançamento aconteceu post-mortem em dezembro de 2024, o Ep Longas Estradas, lançado (assim como seus outros discos) em todas as plataformas digitais. Alexandre Saad possui uma obra extensa ainda inédita, incluindo músicas, poesias e pilotos de projetos audio-visuais. Seu amor por Uberaba foi sua maior inspiração em vida e ele fazia questão de chamá-la de Princesinha do Sertão.

Alexandre Saad faleceu em julho de 2024. O vereador Tulio disse que nas próximas semanas pretende apresentar um Projeto de Lei para homenagear as pessoas que levam a cultura de Uberaba para todo o Brasil, com o nome de Alexandre Saad.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
18/02/2025

 

Tulio presta homenagens com aprovações para logradouros

Homenagens foram aprovadas no Plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (17), com nomes que poderão denominar ruas, praças ou avenidas da cidade. Os projetos foram apresentados pelo vereador Tulio Micheli.

Um dos homenageados é Kenny Roberto de Oliveira Alves Milanez, o terceiro de quatro filhos, que nasceu em 1982 nos Estados Unidos da América, na cidade de Austin, Texas. Seu pai, então empregado da Petrobras, fazia um curso de mestrado em Engenharia de Petróleo. Com menos de um ano de idade, Kenny retornou ao Brasil, passou a infância na cidade do Rio de Janeiro, onde cursou o ensino fundamental e o primeiro grau, mas sempre passava as férias escolares em Uberaba, onde viviam os familiares de seus pais. Ele cursou o segundo grau no Colégio Estadual Castello Branco em Uberaba e, paralelamente, fez o Curso Técnico de Química Industrial.

Na sequência Kenny ingressou no Curso de Engenharia de Alimentos da FAZU. Após se formar, chegou a abrir um negócio no ramo de panificação, com fornecimento exclusivo para empresas de construção civil e outras empresas estabelecidas no Distrito Industrial de Uberaba.

Infelizmente, devido, principalmente à inadimplência de alguns clientes, não foi possível dar continuidade às atividades. Inspirado por alguns amigos, e tendo nascido nos Estados Unidos, Kenny se entusiasmou com a ideia de tentar a vida na América, mesmo sem falar inglês. Vendeu tudo e partiu sozinho para a grande aventura com coragem e determinação, deixando em Uberaba a esposa e o filho menor e, ainda, dois outros filhos de relacionamentos anteriores ao casamento.

Apesar das dificuldades encontradas, contou com o apoio de outros brasileiros, e depois de quatro anos de intensa luta no ramo da construção civil, construindo casas de madeiras, a esposa e o filho se juntaram a ele na América. O casal teve outra filha, que agora está com três anos, e no início deste ano estava programada a mudança dos outros dois filhos.

Infelizmente os sonhos foram brutalmente destruídos por um acidente automobilístico ocorrido no dia 2 de novembro de 2024. Kenny estava a caminho do trabalho quando teve a caminhonete atingida por outro veículo, conduzido por uma mulher de 26 anos, com sinais de embriaguez. Ele tinha 41 anos.

A mãe e o irmão de Kenny estiveram no Plenário acompanhando a votação. O vereador Tulio comentou que a família passou por momentos angustiantes, pois precisava de R$ 65 mil para trazer o corpo para o Brasil. Ele disse que foi procurado por familiares, que pediram ajuda na realização de uma vakinha, e com o apoio de uberabenses e até mesmo de americanos, conseguiram o valor necessário.

O vereador defendeu que é necessário discutir o assunto, para que outras famílias não passem pela mesma situação.

 

Pecuarista - Outro homenageado é Arnaldo Mendes dos Santos, nascido em Uberaba em 16/11/1933 e falecido em 23/06/2024, era filho de Manoel Mendes dos Santos e Maria Paula Mendes.

Aos 9 anos foi para o internato no Colégio Granbery em Juiz de Fora (MG), onde cursou o primário e o ginasial (hoje ensino fundamental e médio), retornou a Uberaba em 1950 para cursar o científico no colégio Triângulo do Professor Mário Palmério. Nesta época assumiu junto com o pai a criação de gado Gir, pelo qual recebeu vários prêmios.

O sucesso de Arnaldo como criador de gado Gir está intrinsecamente ligado à história de sua família, que se destaca pela tradição e pelo pioneirismo na pecuária. Ele é bisneto do Major Antônio Mendes dos Santos, o primeiro membro da família a chegar a Uberaba, em 1834, que se destacou como vereador.

O avô de Arnaldo, Eliezer Mendes dos Santos, um grande pecuarista e empreendedor, abastecia a corte imperial no Rio de Janeiro e, posteriormente, a República, com o fornecimento de gado. Sua visão empreendedora ajudou a consolidar a família no setor, criando raízes profundas na pecuária de Uberaba. Outro destaque de atuação foi a construção da primeira ponte sobre o córrego das Lajes, que atualmente é lembrada na cidade por meio da rua que leva o nome de seu filho, Segismundo Mendes dos Santos, que foi um dos pioneiros na importação de zebu da Índia, impulsionando o melhoramento da raça e estabelecendo um marco importante para a história da pecuária de Uberaba.

Arnaldo casou-se em 1958 com Felícia Maria Sabino Miziara, e teve três filhos Manoel Neto, Eliezer Mendes e Marcos Arnaldo Mendes.

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
18/02/2025

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados