Importância da castração itinerante em animais é discutida durante sessão na Câmara

13/05/2014 00:00

Compartilhar

Representantes de ONGs que abrigam animais abandonados estiveram presentes na 2ª reunião de maio, na Câmara Municipal, à convite da vereadora Denise Max - Denise da Supra (PR).

A sessão começou com uma apresentação feita pela representante da SUPRA, Marileide Campos Cardoso, que destacou os principais problemas enfrentados pelas instituições, bem como também os principais direitos dos animais.  

Segundo ela, estudo realizado nos Estados Unidos afirma que "quem maltrata animais também é capaz de agredir fisicamente o homem". Nesse mesmo estudo, de acordo com analistas do FBI (Federal Bureau of Investigation), "incêndios propositais e crueldades com animais são dois de três sinais de infância que caracterizam o potencial assassino serial. Os primeiros distúrbios geralmente ocorrem no início da adolescência". Durante a apresentação, Maria Creusa da Silva, representante do Abrigo de Animais São Francisco de Assis, alertou dizendo que todos os grandes criminosos foram torturadores de animais. No Decreto nº 24.645, de 10 de julho de 1934, diz o seguinte: “consideram-se maus tratos, abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária".

Em seu depoimento, Marileide chamou a atenção para a quantidade de pessoas que abandonam seus animais de estimação. "Quem arca com os problemas provenientes do abandono costumam ser os moradores dos bairros periféricos de Uberaba. Cidadãos das áreas centrais, que praticam o abandono, normalmente, largam seus animais em bairros mais carentes da cidade. Por isso, é mais comum encontrar animais nessa situação nesses lugares", enfatizou.

Os convidados deixaram claro durante a sessão, que uma saída para diminuir o número de animais nas ruas seria a castração itinerante. A vereadora Denise, representante das causas animais, esteve na cidade de Piracicaba e, segundo ela, ficou encantada com projeto de castração desenvolvido naquele município. Marileide chamou atenção para a importância da realização do projeto, de baixo custo, mostrando levantamento realizado pela USP, que diz que até 2030 teremos mais cães e gatos do que "humanos". "Vamos ter uma superpopulação desses animais", e ressaltou os principais objetivos da castração: reduzir o número de animais - cães e gatos - abandonados do município; cadastrar os animais castrados e seus tutores, obtendo indicadores para novos programas na cidade; e identificar e tratar doenças, como sarna e TVT, por exemplo, que muitas vezes são responsáveis pelo abandono do animal.

Maria Creusa (Abrigo São Francisco de Assis) disse que a ONG está cuidando de cerca de 50 animais com muita dificuldade. "Precisamos de auxílio do poder público para proteger esses animais. É uma vergonha para Uberaba, cidades menores realizarem projetos maravilhosos relacionados à causa animal. Esperamos que com a Denise na Casa as coisas agora possam funcionar bem. Precisamos da ajuda dos 14 vereadores para colocarmos em prática esse projeto de castração", salientou.

De acordo com a representante da Supra - que atende cerca de 400 animais, o atendimento itinerante contará com 2 barracas, que são infláveis, podendo ser montadas em qualquer espaço.

Marileide contou que Projeto de Lei sobre o assunto já está na Casa e que inclusive ofício já foi entregue ao Executivo explanando os custos para sua execução.  

Departamento de Comunicação 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados