Ismar Marão propõe a inserção de mensagens de combate à pedofilia nas salas de cinema do Município
Na semana em que o país se mobiliza contra a pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescentes, vai a plenário Projeto de Lei do vereador Ismar Vicente dos Santos (Ismar Marão - PSB) propondo a inserção de mensagens alusivas ao tema nas salas de cinema do Município.
Alicerçado em leis já vigentes em São José do Rio Preto, Cuiabá, Piracicaba e Londrina, o vereador sugere que as inserções tenham no máximo 30 segundos, sejam exibidas antes de qualquer projeção cinematográfica informando a existência do Disque 100 e Estatuto da Criança e do Adolescente.
As mensagens deverão ainda, externar que a disseminação de material pornográfico exibindo crianças na forma impressa ou por meio eletrônico é crime passível de severas punições. "Como policial civil tenho o dever de ajudar a sociedade e o poder público a zelar pela segurança e bem estar na infância. Como homem público essa responsabilidade é duplicada", afirma Marão.
Ele justifica que escolha as salas de cinema deve-se ao elevado número de pessoas que as frequentam tendo em vista ser um ambiente livre de perturbações externas, onde o espectador é "convidado" a dispensar plena atenção às informações que lhe chegam.
As despesas oriundas da criação das mensagens, de acordo com o PL, devem correr por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. O projeto está na pauta da próxima quarta-feira (15) com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Antes de redigir o escopo final da Lei, Ismar Marão se reuniu com o promotor da Infância e Juventude, André Tuma para alinhar a proposta.
O promotor que já confirmou presença no plenário para externar o seu pensamento sobre o PL, adiantou considerar válida toda e qualquer iniciativa que venha a corroborar na defesa e proteção de crianças e adolescentes. "Este tema transcende ao Dia 18 de Maio e deve ser tratado com seriedade nas escolas o ano todo", conclui.
Histórico - Ao endossar a criação da Lei, promotor André Tuma se remeteu a um grave e covarde crime que chocou a opinião pública e os poderes constituídos tornando-se um marco contra a violência sexual infantil.
Em 18 de maio de 1973 com apenas oito anos, a menina Araceli Cabrera Sanches moradora no Espírito Santo foi sequestrada, estuprada, drogada e assassinada por integrantes de uma tradicional família capixaba que jamais foram punidos devido ao silêncio de muitos à época.
Programação - De acordo com o promotor André Tuma a partir de segunda-feira (13) serão realizadas diversas atividades em Uberaba inseridas na semana de combate a pedofilia e abuso sexual.
Dias 13, 14 e 15/05 - Palestras e oficinas nas instituições e escolas municipais, estaduais e particulares que aderirem à mobilização. Palestras em empresas.
Dias 15 e 16 - Blitz educativa em estabelecimentos e comércios noturnos.
Dia 17/05 - Concentração e Abraço Pela Paz, faixas com frases e pensamentos criados pelas crianças e adolescentes durante as palestras e oficinas, no Estádio Uberabão. Participação de todos os envolvidos na causa. Apresentações culturais.
Dia 18/05 - BLITZ EDUCATIVA NAS RODOVIAS - 8h às 11 h - abordagem em alguns pontos estratégicos das principais rodovias que cortam o município. Mobilização da imprensa local.
Jorn. Élvia Moraes - Assessoria de Imprensa d Gabinete do Vereador Ismar Vicente de Souza