Em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, a ser comemorado no próximo domingo (21), o vereador Edcarlo Carneiro Kaká Se Liga (PSL) apresentou na reunião de hoje (17) requerimentos solicitando ao prefeito Paulo Piau melhorias para a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba ADEFU.
Kaká informou que convidou os secretários de Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, que prontamente aceitaram o convite, para uma reunião com os diretores da ADEFU, que ele chamou de força tarefa, para que pudessem ouvir, responder e esclarecer os questionamentos referentes às demandas apontadas pela associação. Disse que, diante da posição dos secretários, saiu da reunião feliz e certo de que os pedidos serão atendidos, entre eles a destinação de uma van adaptada para transportar os frequentadores da associação, buscando em suas residências e levando-os de volta. "A maioria dos deficientes deixaram de frequentar a ADEFU por falta do transporte, pois não conseguem chegar ao ponto de ônibus devido às suas limitações", afirmou.
O vereador solicitou ainda a manutenção e construção de passeio no complexo da associação, e disse que esta medida oferecerá melhores condições de circulação, especialmente aos cadeirantes.
Por fim, reivindicou uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogo, médicos, enfermeiros, nutricionistas e odontólogos, para atender a ADEFU. A proposta do vereador, já deferida pelo secretário de Saúde, Fahim Sawan, é implantar ainda este ano uma UBS exclusiva para atender aos frequentadores da associação, e posteriormente o atendimento será estendido aos moradores das imediações.
Kaká informou que em outubro acontecerá outra reunião com a instituição, com o objetivo de verificar se todas as demandas foram atendidas.
O parlamentar concluiu que, além de dever é uma honra trabalhar para que as pessoas com deficiência tenham seu direito assegurado e destacou que todos têm sua importância na sociedade: "Nossa luta é sempre pela igualdade e o respeito e também para garantir que todos tenham seus direitos garantidos", afirmou.
Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes Data instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. É comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
Departamento de Comunicação