Kaká Se Liga propõe audiências públicas de interesse da população

21/01/2013 00:00

Kaká Se Liga propõe audiências públicas de interesse da população

Com objetivo de discutir temas de extrema relevância com a sociedade uberabense, vereador Kaká Se Liga (PSL) propôs a realização de diversas audiências públicas. Os pedidos já foram protocolados no setor competente da Câmara Municipal de Uberaba. "Nós temos que tratar as questões polêmicas, que dizem respeito à nossa cidade, diretamente com a população. Esta é a maior interessada nas ações realizadas pelo governo municipal", afirma.
No total são quatro temas a serem realizadas uma a cada mês, a partir de fevereiro. A primeira discussão proposta pelo vereador é sobre a saúde pública municipal. O debate deve envolver os recentes problemas constatados pela atual administração como a queima de medicamentos, as ações judiciais para o fornecimento de remédios e o combate à dengue - levando em conta a possível abertura da Unidade de Pronto Atendimento do Abadia, da qual foi fechada pela administração do então prefeito Anderson Adauto (sem partido), com objetivo de ser um local de referência para o tratamento da doença. O vereador também pretende levantar, em audiência pública, a situação da UPA do São Benedito e da UPA do Parque do Mirante. Recentemente, ele visitou as duas estruturas voltadas para o atendimento ás urgências e emergências médicas e tomou conhecimento de uma série de problemas. A discussão deverá acontecer já no mês que vem, em data a ser agendada.
A segunda audiência pública, proposta pelo vereador, visa tratar o transporte coletivo. Segundo ele o debate deve tratar desde o preço da passagem, reajustada no final do ano, para R$  2,90, até a implantação do Projeto de Mobilidade Urbana - financiado com recursos do Governo Federal. O projeto deveria ter sido colocado em funcionamento na gestão anterior porém, houve apenas instalação das estações de passageiros ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira e o início da construção dos terminais Leste/Oeste. Outra questão a ser discutida diz respeito aos cobradores. Os profissionais vêm perdendo o espaço no mercado de trabalho visto que os motoristas assumem esta função dentro dos veículos. O tema deverá ser discutido em março, também em data ainda não definida.
Outra questão a ser levada para audiência pública é o Hospital Regional. Pela complexidade da discussão, Kaká Se Liga acredita ser necessário um evento específico para o assunto, lembrando que o local, ainda em construção, irá atender não só Uberaba como vários municípios da região. Para ele, é necessário um amplo debate sobre a forma de custeio, contratação e gerenciamento da estrutura hospitalar.
Por fim, o vereador propôs audiência pública para tratar do Projeto Água Viva. Ele lembra que ainda existem obras a serem concluídas pelo governo Municipal. O Projeto Água Viva possui recursos do Banco Mundial e do qual o contrato não foi renovado com o município e ainda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, as chuvas vêm demonstrando uma possível ineficácia das obras. Como o projeto não foi concluído, ele destaca ser preciso dimensionar as próximas intervenções visto que as obras acarretam diversos problemas no trânsito, prejudica ainda o comércio e a rotina dos moradores próximos ao local onde são realizadas.
Inclusive, ele esteve reunido neste sábado, dia 19, com o prefeito Paulo Piau (PMDB). Durante o encontro, o prefeito lhe disse que precisa dar atenção em assuntos inacabados pela gestão anterior, citando nominalmente, alguns dos temas das audiências públicas, como o Hospital regional, o Água Viva e o Mobilidade Urbana. "O prefeito está sensível a estes temas, dos quais serão tratados em audiência pública, e sabe que são questões que devem ser olhadas com atenção", destaca.
Daniela Brito - Assessora de Imprensa - Gabinete Kaká Se Liga