Os integrantes do Tiro de Guerra (TG) terão uma data para serem homenageados a partir de junho deste ano. O vereador Alan Carlos da Silva (PEN) apresentou um Projeto de Lei para alterar o Calendário Popular do Município, instituindo o Dia dos Atiradores do Tiro de Guerra.
O parlamentar lembrou sua participação no TG e defendeu a importância da data. “Servir ao Tiro de Guerra é mais que uma obrigação, é uma oportunidade de os jovens participarem de encontros, atos de cidadanias, doações, além de se envolverem em diversas outras situações da sociedade”, afirmou.
Alan Carlos lembrou que os Tiros de Guerra (TG) são uma experiência bem sucedida entre o Exército e a sociedade brasileira, representados pelo poder público municipal e pelos milhares de cidadãos brasileiros que ingressam nas fileiras do Exército anualmente. “Essa parceria perene e edificante, juridicamente celebrada por intermédio de convênios, está enraizada na história e na formação do povo brasileiro há mais de 110 anos e tem profundas ramificações na sociedade”, disse o vereador.
Para o representante do Legislativo, os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o serviço militar inicial. “Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de serviço militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar”, avaliou.
Dois sargentos instrutores do TG estiveram no Plenário, acompanhando a votação, o 1º sargento Paulo Henrique Cardoso Duarte e o 1º sargento Michael Sanches Pereira. Alan Carlos aproveitou para convidar os representantes do TG a participar futuramente de uma reunião na Casa para falar sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.
Os demais vereadores parabenizaram Alan Carlos pela iniciativa. O Dia dos Atiradores do Tiro de Guerra será comemorado anualmente, no dia 12 de junho.
*As sessões são transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Uberaba no You Tube e pela TV Digital 61.3
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
09/05/2018