Lideranças atendem convocação da Câmara para discutir as necessidades de Uberaba

30/07/2013 00:00

Compartilhar

Lideranças atendem convocação da Câmara para discutir as necessidades de Uberaba
Atendendo a convocação do presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Elmar Goulart (PSL), autoridades e lideranças da cidade participaram de um encontro no salão nobre do Paço Municipal na tarde desta segunda-feira (29). Elmar Goulart abriu a reunião agradecendo aqueles que atenderam ao chamado da CMU e destacou a importância da definição de metas, pois entende que não adianta trabalhar isoladamente. Segundo ele, este foi apenas o primeiro passo, pois outras reuniões serão realizadas, traçando metas e as prioridades do município, com uma agenda de projetos.
Também estiveram presentes no encontro os vereadores Samir Cecílio (PR), Luiz Dutra (PDT), Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), Paulo César Soares - China (PSL), Samuel Pereira (PR), Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga, Edmilson de Paula (PRTB), Franco Cartafina (PRB), Cléber Humberto de Sousa Ramos (PMDB). Ainda estiveram presentes o deputado federal Marcos Montes Cordeiro, o deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves Lerin, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), Manoel Rodrigues Neto, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Miguel Faria, o coronel Laércio dos Reis Gomes, comandante da 5ª Região da Polícia Militar, o delegado regional da Polícia Civil, Francisco Eduardo Gouvêa Mota, o capitão Maximiliano, representando o 8º Batalhão de Bombeiros, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, entre outros representantes de entidades e segmentos diversos.
O deputado Lerin parabenizou a iniciativa da Câmara, firmando compromisso e se colocando à disposição para ajudar nas várias reivindicações da cidade. De acordo com ele, as lideranças precisam unir forças para conseguir atingir as metas, seja no Estado ou na União.
Já o representante do Congresso Nacional, Marcos Montes, afirmou estar satisfeito com o convite e de poder contribuir com seu mandato para conseguir obter benefícios para a cidade. Ele quer o apoio do governo estadual para a construção do Hospital do Trauma, que poderia desafogar bastante o pronto-socorro do Hospital Escola, onde de 90% a 95% dos atendimentos são ligados à área. MM se colocou à disposição para ajudar nesta e em outras reuniões.
O vereador Cléber Cabeludo destacou que um dos maiores apelos, não apenas em Uberaba, é a questão da segurança, lembrou que é preciso mais policiais, mais estrutura e mudar as leis. Ele ressaltou que os bandidos não ficam presos e sugeriu que a questão seja levada ao Congresso Nacional, pois caso contrário o trabalho da polícia continuará a "chover no molhado", sem resultados efetivos. E a falta de segurança não é apenas na cidade, mas também na zona rural, lembrou Cléber.
Marcos Montes falou sobre o assunto e a complexidade de resolver a situação, não apenas mudando as leis, mas também com outras ações, como o sistema penitenciário, a segurança nas fronteiras, entre outras medidas.
O vereador Luiz Dutra afirmou que todos já sabem o que a cidade precisa, e citou as dificuldades de instalação do projeto Olho Vivo, que deve ser implantado em breve; o Posto de Perícia Integrado (PPI); a nova viatura para o Rabecão, que chegou à cidade na semana passada; e a construção de uma nova sede da Polícia Civil, que ainda não saiu do papel.
Segundo Dutra, "a violência está aumentando e se alastrando a cada dia, mas é preciso tomar uma providência, para que o cidadão de bem possa viver com dignidade, ter o direito de ir e vir". Dutra também cobrou investimentos do Estado em educação, citando exemplos, como a necessidade de escolas no Residencial 2000 e Pacaembu, e ainda mais investimentos na saúde. Inclusive ele defendeu que a área do Uberaba Tênis Clube (UTC) seja revertida para a UFTM, "ou seja lá quem for", implantando um grande centro hospitalar, "e porque não a implantação do Hospital do Trauma, sugerido pelo deputado Marcos Montes", questionou.
O vereador Borjão afirmou que é preciso ter objetividade, destacando que todos têm obrigação de correr atrás da redução da maioridade penal, "que façam mais presídios em todo o Brasil, mas também é preciso acabar com a corrupção e a roubalheira, só assim teremos um país com dignidade", disse ele. Borjão também falou em nome do Sindicato Rural, do qual é diretor, explicando que pretendem realizar um movimento em Belo Horizonte a favor do Código Florestal mineiro, pois o federal aprovado recentemente vai prejudicar muito o pequeno produtor. Outros pontos criticados por Borjão são os rastreamentos dos ovos e do frango caipira. "Não querem deixar o pequeno produtor trabalhar", desabafou o vereador. Ele encerrou a fala, reafirmando a necessidade de tirar os corruptos do poder. 
Os temas Gasoduto e Planta de Amônia geraram discussão entre o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues, e o deputado Marcos Montes, pois o representante classista não concorda que o governador está agindo corretamente na questão. O deputado disse que a responsabilidade não pode ser jogada apenas no colo do governador.
Ainda na reunião foi proposta e aprovada a criação de uma Agenda de Integração, a qual terá o objetivo de tentar solucionar os problemas e ainda agregar mais instituições ao projeto.
O vereador China disse não entender porque a cidade de Uberaba continua perdendo, e contou que esteve recentemente em Patos de Minas, onde conheceu o Restaurante Popular, que fornece refeições para mais de quatro mil pessoas/dia. O parlamentar também mencionou a importância da redução da maioridade penal e a falta de segurança enfrentada por todos. 
China ainda voltou a defender a desapropriação do frigorífico, cuja área pode ser utilizada em outros investimentos importantes para a cidade. Segundo ele, o frigorífico, que polui o meio ambiente, deve procurar uma área mais adequada. China afirmou, ainda, que tem mais de oito mil assinaturas de moradores que solicitam a mudança. 
O vereador Edmilson de Paula voltou a afirmar que a dependência química é um grande problema para a sociedade e que o assunto deve ser levado a sério. "É uma epidemia pública", disse ele, lembrando que o problema já chegou inclusive à zona rural. Edmilson citou o exemplo de São Paulo, que está realizando internações compulsórias ou voluntárias, e defendeu que projeto semelhante seja realizado na cidade.
O coronel Laércio, que tem sob a responsabilidade 30 municípios, falou sobre a segurança pública, e afirmou acreditar que é o problema social mais grave da sociedade brasileira. O policial também mencionou as manifestações ocorridas pelo país e a importância delas para acabar com a apatia política. Mencionou a necessidade de implantar um segundo Batalhão em Uberaba, o que acredita ser necessário em no máximo dez anos, mas lembrou que para isto acontecer é necessário aumentar o efetivo. 
O comandante ainda ressaltou a falta de empenho por parte do governo federal, destacando a falta de fiscalização nas rodovias da região, por exemplo. O coronel também comentou que recentemente a PM realizou as prisões de integrantes de uma quadrilha perigosa, "e eu aposto que a maioria já está na rua", afirmou, entre outras situações, destacando a necessidade de mudar a legislação, não contra as pessoas de bem, como tem acontecido em determinados casos, onde as alterações acabam é ajudando os bandidos. 
Laércio Reis voltou a afirmar a necessidade de aumentar o efetivo, e que a cidade conta com a mesma quantidade de policiais, de oito ou nove anos atrás. Ele também disse que pretende instalar o policiamento montado na cidade e espera fazer isto antes de deixar o cargo. O policial também destacou a importância do trabalho realizado pelo Proerd, que atua na prevenção contra as drogas, com crianças e adolescentes. 
Ainda de acordo com o coronel, Uberaba teve este ano, até agora, 17 homicídios enquanto Uberlândia já registrou 115, mas a quantidade de roubos ocorridos na cidade preocupa muito e a PM tem procurado ações mais efetivas para atuar contra esta modalidade de crime, inclusive com um trabalho integrado com a PC.
O vereador Samuel Pereira disse acreditar que a Planta de Amônia e o Gasoduto vêm para a cidade. Ele também afirmou ser a favor da redução da maioridade penal, "pois é preciso diminuir a criminalidade, não apenas na cidade, mas em todo o país". 
De acordo com Samuel, ele é preocupado com a cidade daqui a 20 anos, com a sobrevivência do município, e destacou a importância de dar atenção aos pequenos empresários, que muitas vezes acabam fechando as portas por causa da falta de incentivos. Para ele, se não houver planejamento, com o crescimento acelerado como está, não vai acompanhar as necessidades das famílias. O vereador também criticou a falta de apoio dos governos para as entidades filantrópicas, inclusive no que diz respeito no combate às drogas. 
Como representante do povo, sempre bateu na tecla sobre a necessidade de aumentar a quantidade de leitos na cidade. Diariamente recebe várias ligações de pessoas que precisam ser transferidas para o Hospital de Clínicas. "Eu encaminho ofícios, que sequer são respondidos pelo hospital", disse Samuel. 
O vereador afirmou que as inaugurações do Hospital Regional e do Hospital da Uniube não vão amenizar ou resolver o problema, e que "pretende continuar lutando e correndo atrás de soluções e de mais leitos para a cidade". 
Já o vereador Samir Cecílio louvou a iniciativa da reunião, mas também criticou, dizendo acreditar que a ação de busca pelo desenvolvimento deve ser comandada pelo prefeito Paulo Piau, que é a maior autoridade do município. Samir disse que tem visto os esforços difusos, sem grandes resultados práticos e sugeriu a criação de um documento a ser enviado ao prefeito, para que este assuma a função de liderar as representações, sendo que a partir daí entende que poderiam ter maior possibilidade de ter bons resultados nos anseios de todos, inclusive em outros importantes temas que não foram mencionados.
A partir daí, de acordo com Samir, seria realizada uma pauta única, com o apoio de todos os envolvidos, da sociedade civil organizada. 
O presidente Elmar explicou que antes de marcar a reunião fez questão de olhar a agenda do prefeito e a intenção é de fazer exatamente o que Samir sugeriu. "A Câmara fez sua parte", afirmou Elmar, ressaltando a importância da união de todos, pois a intenção foi de também chamar os envolvidos à responsabilidade. Ao final da reunião, por volta das 18 horas, o presidente ainda disse ter ficado triste, pois os representantes de várias entidades foram embora bem antes do término do encontro.
Ao se manifestar, o vereador Franco Cartafina disse que a quantidade de assuntos a serem expostos deixou esta primeira reunião pesada. Ele entende que o encontro deveria servir muito mais para os representantes do povo ouvirem, do que os vereadores ficarem fazendo reivindicações aos deputados, as quais podem ser feitas em reuniões agendadas com este objetivo. Ainda sobre o encontro, o vereador defendeu mais objetividade, para que as reuniões sejam mais produtivas e com resultados positivos, podendo contar com os participantes até o final. 
O vereador Kaká Se Liga foi o último representante da CMU a se pronunciar. Ele parabenizou o presidente Elmar por conseguir unir as forças através desta reunião, e acredita que é o início de um novo ciclo. Kaká pediu que outras reuniões sejam convocadas pelo menos uma vez por mês, sempre com a presença e participação do Poder Executivo.  
O secretário José Renato Gomes, que representou o prefeito Paulo Piau, disse que hoje pela manhã o chefe do Executivo se reuniu com todos os secretários, para discutir os dez eixos estruturantes da cidade, que se distribuíram em 27 projetos. Assuntos que, de acordo com José Renato, inevitavelmente futuramente serão encaminhados à Câmara. 
"É necessário colocar na pauta aquilo que é mais importante para a cidade, e é isto que o prefeito está fazendo", acrescentou o secretário.  
Para o presidente Elmar Goulart a reunião foi produtiva. Ele informou que a agenda será cuidadosamente discutida posteriormente e comunicada com antecedência aos órgãos e entidades interessados. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.