Lourival dos Santos pede mais atenção aos Deficientes Visuais

19/03/2012 00:00

Lourival dos Santos pede mais atenção aos Deficientes Visuais
O vereador Lourival dos Santos (PC do B) caminhou por diversos pontos da cidade na companhia de três deficientes visuais e constatou que, além de obstáculos para a locomoção, há ainda muito preconceito e desrespeito. "É indigno a situação deles no nosso município. Os semáforos, por exemplo, ficam intermitentes nos finais de semana e isso interrompe o direito de ir e vir desses deficientes, garantido a todos por lei", conta o comunista.
David Braga, deficiente visual há 14 anos, aponta os arredores do Instituto de Cegos como um dos pontos críticos. Segundo o jovem, as dificuldades são calçada estreita, mato e poste. "Uma pessoa que enxerga normalmente já tem muita dificuldade em caminhar por aqui", diz, relatando também que na Rua Anchieta e na Praça Carlos Gomes, há caçambas obstruindo as passagens.
A luta de David é a mesma de Cássia Firmino.  Para ela, um passeio pela Avenida Jesuíno Felicíssimo torna-se uma aventura. Degraus por toda a calçada e ainda uma grade invade o espaço destinado ao pedestre. "Pago imposto como todo cidadão, mas não sou tratada como um. Nós exigimos respeito e espero que o vereador Lourival possa nos ajudar", pede.
A travessia de ruas depende da boa educação dos motoristas quando um semáforo não existe para facilitar. Cássia relata que quase foi atropelada quando cruzava a Avenida Odilon Fernandes rumo à Praça da Concha Acústica. O mesmo perigo correu David Elias. Para ele, o cruzamento da Rua Major Eustáquio com a São Sebastião é muito perigoso. "Nós podemos não ver, mas precisamos ser visto. Precisamos ser reconhecidos como pessoas, como transeuntes. A acessibilidade deve ser para todos, deficientes, mães com carrinhos de bebê, idosos", lembra.