Esteve presente na Reunião Ordinária no Legislativo, na manhã desta sexta-feira (14), o atleta e vice-presidente da Confederação Mineira e Brasileira de MMA, Gustavo dos Santos. O atleta solicitou atenção especial e apoio do Município aos atletas uberabenses de um modo geral.
Gustavo expressou sua insatisfação com o poder público de Uberaba em relação aos atletas que, diversas vezes, por falta de incentivo do Município, participaram de campeonatos nacionais representando outras cidades e não a cidade que treinam e vivem pelos esportes. "O maior motivo de estar aqui não é apenas para me apresentar, mas também representar os demais atletas da cidade, que tem orgulho em lutar e levar Uberaba para o mundo inteiro", declarou o lutador exibindo dois de seus cinturões. Para conseguirem participar dos campeonatos, os atletas se mobilizam em semáforos com o intuito de arrecadar dinheiro, além da venda constante de rifas.
Gustavo espera por criação de leis e promoção de verba para a prática de esportes. Ele declara que é um atleta da cidade e tanto ele quanto os demais não tem credibilidade de chegar até o poder público e reivindicar os seus direitos. "Senhor Prefeito, espero que o senhor neste próximo mandato possa trazer mais recursos para o esporte, porque se existem nós não os recebemos", desabafou o lutador.
Os vereadores Edcarlo dos Santos Carneiro "Kaká Se Liga" (PR) e Marcelo Borges "Borjão" (PR) declararam seu apoio financeiro ao atleta para a viagem, hospedagem e alimentação do campeonato deste final de semana. "Temos que valorizar o esporte. Está na hora de valorizar o atleta de Uberaba", falou Borjão, que se colocou a disposição de Gustavo, independente de não ter sido reeleito, agradecendo o atleta por representar Uberaba e conquistar títulos.
Franco Cartafina (PHS) declarou que Gustavo não é o primeiro a bater à porta da Câmara lutando por apoio. O vereador está feliz com o mandato de Paulo Piau que, através do Luiz Alberto Medina de Carvalho [na Fundação Municipal de Esporte e Lazer], conseguiu criar o mínimo de esperança que os atletas possam ter por parte do poder público. "Eu acho que a regulamentação do ‘Bolsa Atleta’ aqui na cidade dará legitimidade, até porque existem critérios para que os atletas recebam o benefício", finalizou Franco.
João Gilberto Ripposati (PSD) também se colocou a disposição do atleta.
Luiz Humberto Dutra (PMDB) sugeriu ao Ripposati fortalecer essa modalidade de esporte na cidade.
Gustavo dos Santos – O lutador de MMA (sigla do inglês: mixed martial arts - artes marciais mistas) tem 23 anos, é casado, tem duas filhas, e pratica o esporte desde os oito anos de idade. É natural de Aracaju-SE, mas vive em Uberaba há 12 anos. Possui dois prêmios nacionais, dois sul americanos e dois mundiais, e neste sábado (15) representará o Brasil em campeonato mundial na Flórida, nos Estados Unidos. Gustavo possui projetos direcionados à prática do esporte em espaços cedidos em alguns pontos da cidade – nos bairros Estados Unidos, Boa Vista e Ilha de Marajó.
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Departamento de Comunicação
14/10/2016