Vereador Marcos Jammal está articulando junto ao presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizette, para viabilizar a participação do município de Uberaba, no consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19. Estas tratativas foram iniciadas pelo vereador, sendo intermediadas diretamente pelo ex-prefeito Paulo Piau. “Nosso trabalho é buscar as informações necessárias para fazer com que o Uberaba participe deste consórcio de municípios. Precisamos adquirir diretamente as vacinas e agilizar o processo de imunização da população de Uberaba”, assegura o vereador.
Marcos Jammal já conversou pessoalmente com a prefeita Elisa Araújo, na semana passada sobre estas tratativas que vem acompanhando de perto junto a FNP. “Estas conversas visam um bem comum, que é a vacinação para todos. Uberaba deve aderir a este consórcio de municípios da FNP”, diz.
Ainda nesta segunda-feira (1º), ele encaminhou um novo ofício à prefeita tratando mais uma vez da compra de vacinas pelo município, tendo em vista a reunião virtual da FNP, sobre a constituição do consórcio público municipal visando a aquisição dos imunizantes. Marcos Jammal solicita a participação da prefeita na reunião virtual, que acontece segunda-feira (1º), às 16h. “A participação dela é um importante passo para inserir Uberaba neste processo, fortalecendo o consórcio e agilizando a vacinação. Isso só nos dará perspectivas de buscar as soluções que almejamos” diz.
Desde o início do ano, o vereador defende a compra direta dos imunizantes pela Prefeitura de Uberaba. Em janeiro, ele encaminhou um ofício à prefeita Elisa Araújo, solicitando empenho na aquisição das vacinas – pedido este que foi reforçado em um segundo documento protocolado na semana passada, após a decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou que Estados e Municípios comprem, distribuam e forneçam as vacinas contra a Covid-19 para a população.
Dentro deste contexto, Marcos Jammal também ressalta que no dia 24 de fevereiro, o Senado Federal um Projeto de Lei que se ampara na decisão proferida pelo STF, e especifica as hipóteses de aquisição, ao prever que Estados, DF e municípios poderão comprar vacinas, em caráter suplementar, com recursos federais. Pelo PL, poderão utilizar recursos próprios, excepcionalmente, quando houver descumprimento do PNI (Plano Nacional
de Vacinação) ou quando este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença.
“Esperamos que a prefeita se comprometa nesta força tarefa, que vai contribuir muito com o andamento do processo de vacinação em Uberaba”, destaca o vereador.
Assessoria do vereador
Uberaba, 1º/03/2021