Marcos Jammal promove abaixo assinado para reduzir o valor da contribuição de iluminação pública de Uberaba. A ação foi lançada nesta sexta-feira (1°) e a partir da próxima segunda-feira (4) vai percorrer vários pontos de grande fluxo de pessoas de Uberaba.
De acordo com o vereador, o abaixo-assinado é uma forma de chamar a atenção da população quanto à cobrança, a qual considera muito alta. Ao mesmo tempo, tentar reduzir o valor e baixar o custo final da conta de energia para os contribuintes, sobretudo os mais carentes. “Nosso intuito é buscar uma forma mais justa e equilibrada de tarifação. Vamos juntos reduzir essa conta” ressalta Marcos Jammal.
Conforme esclarece, Uberaba cobra a maior taxa de iluminação pública de Minas Gerais. Em outros municípios, o valor é bem menor. Em Uberlândia, por exemplo, o contribuinte que gasta 2.355 quilowatts de energia elétrica, paga R$ 51,28 de taxa de iluminação pública. Já um contribuinte uberabense, que consome 2.741 quilowatts, paga R$ 216,29 da mesma tarifa.
Embora a cobrança seja feita pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), toda contribuição arrecadada vai para os cofres da Prefeitura de Uberaba, que é responsável por definir o índice de cobrança.
“Nossa intenção é recolher o máximo de assinaturas possível para sensibilizar o Governo Municipal a reduzir o valor cobrado para os uberabenses”, justifica.
Por isso, Marcos Jammal conclama a população para assinar o documento. “Somente unindo esforços vamos atingir nosso objetivo”, reconhece.
É importante destacar que o vereador já solicitou, junto à administração municipal, por meio de requerimento, estudos para a alteração do cálculo da contribuição de iluminação pública no município.
Daniela Brito
Assessoria de Imprensa Marcos Jammal
Uberaba, 1º/04/2022