A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba (biênio 2015/2016), anunciou esta tarde (sexta, 2) - durante coletiva de imprensa - 12 diretores de departamentos.
O presidente Luiz Dutra (SD), o vice-presidente Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), o primeiro secretário Ismar Vicente dos Santos (PSB) e o segundo secretário Samuel Pereira (PR), estiveram presentes, assim como os diretores nomeados. Outras informações sobre o funcionamento da Câmara também foram comunicadas.
Foram confirmados Rodrigo Souto como diretor geral; Rosângela Alkmim na Controladoria Geral; Karla Nader, na Licitação; Ana Claudia Zanqueta, na Diretoria de Compras; Iomar Ribeiro Policarpo, na Gestão Contábil e Orçamentária; Gê Alves, na Comunicação; Renato Garófalo, no Patrimônio; Geraldo Gomes, no Departamento de Recursos Humanos; José Eilson, como diretor de Pagamento e Finanças; Juarez Antônio Gomes para a Administração dos Gabinetes; Diógenes Alves de Sene, na Procuradoria Geral e Alexandre Oliveira no Departamento de Informática.
Os cargos de diretor geral, procurador geral e controlador geral são cargos ligados diretamente à Mesa Diretora. Ainda não foram indicados os nomes para os departamentos de Secretaria, Administrativo, Cerimonial, Documentação e Pesquisa, Apoio Parlamentar, Cadastro, Legislativo e
Patrimônio e que deverão ser conhecidos em fevereiro. Dutra explicou que as indicações já feitas são básicas e necessárias para conduzir a Casa a partir de já.
"Tenho comprometimento com o Poder Legislativo, um órgão que funcione, com servidores eficientes", afirmou Dutra. De acordo com o presidente, estão sendo providenciados levantamentos sobre o número de servidores da Casa, efetivos, contratados e comissionados, assim como sobre a situação dos veículos, equipamentos de informática e do próprio anexo, onde funcionam os gabinetes dos vereadores. O representante do Legislativo adiantou que o anexo poderá mudar de local, caso seja necessário. Dutra também comentou sobre a situação do prédio do Paço, que precisa de reformas urgentes, principalmente por causa das goteiras, que são constantes nos períodos de chuvas.
Câmara manterá apenas funcionamento interno até o fim do mês. Gabinetes mantém rotina inalterada
Outro assunto abordado pelo presidente diz respeito à falta de recursos. Ele garantiu que a Câmara não tem nenhum dinheiro em caixa e por isso decidiu que a Casa vai permanecer fechada para o atendimento ao público até o dia 30 de janeiro.
Segundo o presidente, é uma forma de economizar, pois o duodécimo só é liberado pela Prefeitura no dia 20 de cada mês. Ele ainda explicou que mesmo com o atendimento externo interrompido, não haverá prejuízos aos serviços. Além disso, os gabinetes dos vereadores vão funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira (5).
Dutra também adiantou que os vereadores já estão trabalhando com os projetos encaminhados pelo Executivo para as sessões de fevereiro, sendo que a primeira reunião será destinada às eleições das Comissões Permanentes da Casa.
O segundo secretário, Samuel Pereira, disse que acredita na atual Mesa Diretora e no potencial de todos os vereadores. Ele afirmou que tem vários projetos para apresentar já nas primeiras reuniões do ano e aproveitou para pedir que todos os projetos, do Legislativo ou do Executivo, sejam encaminhados às comissões para serem analisados antes das votações. "Não vou votar projetos que chegarem em cima da hora", disse o vereador.
O vice-presidente Afrânio Cardoso comentou que seu gabinete vai atender normalmente a partir de segunda-feira, enquanto o 1º secretário Ismar Vicente pediu o empenho dos funcionários que permanecem e os que retornam, bem como agradeceu aos serviços prestados pelos que deixam a Casa.
A nova diretora do Departamento de Comunicação, jornalista Gê Alves, agradeceu aos integrantes da Mesa pela confiança, afirmando que o gesto é um pedido de responsabilidade da parte de cada um. Para a jornalista, os vereadores acertaram nas indicações, uma vez que são todos profissionais comprometidos com suas funções, ressaltando a finaluidade do serviço público que é atender aos interesses da sociedade.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação - 02/01/2015