Em que pese toda a escassez econômica, que se abate sobre vários países, o mercado da moda não sente retração. Cerca de 50 bilhões de reais foram investidos em 2015, no segmento, por meio do e-commerce, ou seja no comércio virtual, de acordo com a estilista Silvia Carneiro.
Como especialista em Negócios da Moda, ela explica que embora o setor não atua com loja física, movimenta grande número de pessoas na produção e divulgação dos produtos.
Sobre esse mercado crescente no mundo todo, com as crises estabelecidas, incluindo aí as migratórias, de refugiados, desemprego, corrupção governamental e descrédito institucional, Silvia faz o contraponto realçando a questão comportamental. “Nesse contexto entra as prioridades pessoais. O que fomenta o consumo da moda são os formadores de opinião. Se o consumidor não pode ter uma peça original usada por um famoso, vai buscar uma similar ou imitação em lojas de departamentos. Mas comprará”. Apreciadora do conceito boho a estilista conta sua história: “meu estilo é pé no chão. Gosto do boho pela mistura do cigano, hippie, boêmio, vintage, folk, romântico, despojado e confortável. Já para minhas clientes é respeitar e assimilar o gosto de cada uma”. Mais informações da cultura da moda, bem como mercado de emprego e renda está no Programa Movimento, Canal Câmara 61.3, sexta-feira, e posteriormente no Canal Youtube “programa movimento Evacira Coraspe”.
Jorn. Evacira Coraspe.
Departamento de Comunicação