Ripposati pede estudo de impacto e Samir Cecílio defende faixa exclusiva
Preocupado com as mudanças anunciadas pelo Executivo na faixa exclusiva do BRT Vetor, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) apresentou Requerimento em Plenário solicitando ao prefeito Paulo Piau, estudo de impacto/dano no corredor de ônibus da Avenida Leopoldino de Oliveira, no trecho entre os Terminais Leste e Oeste, no caso de ser retirada a faixa exclusiva dos ônibus BRT/Vetor, conforme proposta da Administração Municipal.
Para Ripposati, a decisão poder gerar sérios problemas ao trânsito. “Quando alguns colegas apresentaram requerimento solicitando a retirada dos ‘tachões’ da faixa, não o assinei porque eu tinha dúvidas sobre o impacto disso. Já falei com Paulo Piau e hoje tenho a certeza sobre o perigo que a proposta oferece. Solicitei algumas informações ao fabricante dos ônibus BRT, e identificamos que eles podem oferecer perigo ao trânsito caso seja extinta a faixa exclusiva. O ônibus pesa 18 mil quilos e tem sistema de frenagem por compressão de ar, assim não se consegue pará-lo imediatamente numa situação inesperada. Estou pedindo relatório do fabricante para provar que a mudança pode colocar em risco a vida das pessoas no trânsito” explicou.
Segundo o parlamentar, no referido trecho existe uma faixa exclusiva à esquerda junto ao canteiro central, com dez paradas, sendo todas em nível elevado. “Vale ressaltar também a necessidade de ser analisado o impacto/dano que será causado no cumprimento de horários dos motoristas do transporte público, bem como a possibilidade de os usuários serem prejudicados com os atrasos que poderão ocorrer caso a faixa exclusiva seja extinta”, pondera.
Avanço. Samir Cecílio (SD) endossou a fala do colega e aproveitou para defender o projeto na cidade. “O BRT é um avanço e existe a necessidade de faixa exclusiva. Funciona assim em toda cidade com BRT. Temos é que buscar alternativas para melhorar o centro, pois esse tipo de transporte não é problema para o local, mas sim uma série de outros fatores. Cidade que não possui problemas no trânsito central é município que não ‘cresceu’”, frisou.
Mudanças - Entre as alterações na Avenida Leopoldino de Oliveira, no ramal Leste-Oeste do BRT Vetor, anunciadas pelo Executivo, estão: retiradas dos tachões (segregadores), alterações na rotatória com passagem direta para os ônibus, retirada de alguns semáforos e implantação de estacionamento rotativo, onde não houver as estações tubo.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
09/07/2015