Em meio às comemorações do dia do Meio Ambiente a vereadora Lu Fachinelli (PSL) reafirmou o desejo junto à Prefeitura de criação do Santuário Nacional de Religiões de Matriz Africana onde hoje funciona o Bosque Jacarandá. Em requerimento ainda no mês de abril à prefeita Elisa, a vereadora constatou in loco que atualmente no parque se encontram apenas 3 onças , 3 macacos e 1 cachorro do mato, além de aves livres, e propôs a doação deste animais a outros espaços na região onde poderão se reproduzir e manter a espécie.
Sabendo da importância da preservação daquela área verde, Lu propôs a prefeita que o bosque seja transformado em Santuário Nacional de Religiosidade de Matriz Africana, um antigo anseio da comunidade de religiosidade afro em Uberaba: “Ali e o lugar perfeito para ser instituído o Santuário, reconstruirmos a capela de N S do Rosário que foi demolida e outras ações sob Coordenação da Coordenadoria de assuntos afro da FCU e a SEMAN. Precisa de uma adaptação que não é cara vai atender perfeitamente as religiões afro. Tem muito verde, muita água e um excelente espaço para desenvolvimento na prática da lei 10.639 . Some se a isso, não só a preservação daquele espaço verde como também o desenvolvimento nas áreas de cultura, educação, turismo, empreendedorismo, cidadania e religiosidade.
Existem importantes espaços assim pelo Brasil como em Alcantara(GO) Salvador (BA) RIo de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) . Queremos e podemos ser esse ponto de referência em Minas Gerais”, e finalizou : “ Uberaba possui uma dívida territorial com as religiões de matriz africana, uma vez que outras religiões já foram e são regularmente atendidas em seus pleitos pelo poder público. Nós, católicos, a mais de 100 anos temos a praça d’ Abadia e outros espaços, os espíritas cardecistas tem o Museu Chico Xavier e a casa da prece será desapropriada, os evangélicos tem a praça da Bíblia que será modernizada... então, nada mais justo que o povo preto tenha seu espaço para ali desenvolver sua fé e religiosidade também, afinal o estado é laico e as religiões devem ser tratadas com equidade pelo poder público. Estou aguardando a prefeita me convidar para avançarmos na ideia e repaginar aquele espaço com a grandeza que ele merece e a responsabilidade social que o mantém de pé”.
Assessoria da Vereadora
Uberaba, 07/06/2021