Instalação da “área de espera” para motos nas vias de Uberaba agora é uma realidade. A proposta havia sido reivindicada pelo vereador Anderson ‘Dois Irmãos’ à Prefeitura. Em documento, ele solicitou à administração municipal a realização de estudos, visando demarcar sinalização horizontal e vertical na área que antecede a faixa de pedestres, delimitando espaço exclusivo para motos nas paradas dos cruzamentos onde há semáforos, principalmente naqueles do centro, ruas e avenidas que tenham maior circulação de veículos.
Anderson justificou, à época, que a inovação acompanharia o que algumas cidades da região já tinham adotado. “A ideia é colocar em prática essa medida nas principais vias arteriais e depois expandir pela cidade. A medida tem como objetivo diminuir o conflito de carro e moto na saída após a parada no semáforo. Os motoristas devem observar tanto a sinalização de solo como a vertical, que aponta a área exclusiva para a parada das motos. É uma inovação importante para a melhoria da segurança no trânsito, e todos devem estar atentos e conscientes”, defendeu no documentou enviado ao Executivo naquela oportunidade.
Em Uberaba, a primeira faixa foi pintada na rua Major Eustáquio com Leopoldino de Oliveira, na sexta-feira (18). A medida também já chegou ao longo de toda avenida Fidélis Reis.
A área de espera é delimitada por duas linhas de retenção. Na sinalização horizontal, é marcada por duas faixas e ícones de motociclistas. É um espaço destinado exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
23/11/2022