Com a participação do professor do curso de Direito da Uniube, René Bernardes de Souza Júnior, a primeira oficina de Formação Básica, com o tema Organização do Estado, da segunda edição do Parlamento Jovem Uberaba, nesta terça-feira (25), na Câmara de Vereadores, foi marcada por acalorado debate sobre a questão do Estado Federal brasileiro e a possibilidade de criação de novos estados, como o do Triângulo. Segundo um dos coordenadores do PJ Uberaba, Guilherme Gonzaga Bento, a discussão foi bastante elucidativa.
Atendendo a uma determinação do vereador Franco Cartafina, autor da Resolução que criou o PJ na cidade, Bento destaca que houve remanejamento de datas para a realização das oficinas com o objetivo de permitir a participação de número maior de alunos. Para solucionar a incompatibilidade de horários, os alunos foram divididos em duas turmas. Na próxima segunda-feira, será com alunos do Colégio Marista Diocesano, Nossa Senhora das Dores e Escola Estadual Minas Gerais, e na terça, a Escola Estadual Corina de Oliveira, Castelo Branco e Dr.José Ferreira.
Bento revela que a maioria das oficinas será ministrada na CMU, mas estão previstas duas na Universidade Aberta da Terceira Idade (UAITI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e uma na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). É que o tema deste ano é "Envelhecimento e Qualidade de Vida".
O coordenador destaca que a etapa regional do PJ será realizada no dia 5 de setembro de 2014, e reunirá em Uberaba 15 participantes de cada cidade que compõe o PJ no Triângulo: Uberaba, Uberlândia, Iturama e Conceição das Alagoas, totalizando o número de 60 alunos. Já a etapa estadual está marcada para os dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2014, em Belo Horizonte, em que estarão aproximadamente seis representantes de Uberaba.