Parlamento Jovem promove primeira oficina
A primeira oficina do Parlamento Jovem Municipal, projeto de autoria do vereador Franco Cartafina, presidente do PRB Jovem de Minas, foi realizada no último dia 15, com alunos das primeiras escolas participantes: Escola Estadual Corina de Oliveira e Colégio Marista Diocesano. Programação contou com performance teatral dos participantes que começam a se familiarizar com as ações do Legislativo para propor soluções por meio de um documento a ser entregue ao Poder Público local.
Luísa Pinti participou da primeira oficina e conta que gostou muito da experiência. Ela diz que sempre foi muito leiga com relação a assuntos envolvendo política. "Não entendo quase nada", conta, acrescentando que o Parlamento Jovem Municipal permitirá que ela se transforme em uma cidadã mais participativa e consciente quanto ao seu papel na construção de uma sociedade melhor. Luísa observa que a iniciativa é muito interessante e que não desperdiçará esta primeira oportunidade que está tendo para contribuir pela melhoria da sua comunidade. "Participando do Parlamento Jovem vou contribuir para uma sociedade melhor e deixarei de ser alienada", frisa.
Gastão Oliveira, que também faz parte da primeira edição do projeto, ressalta que o Parlamento Jovem Municipal chega em momento oportuno, em que o mundo debate a sustentabilidade, ou seja, o uso consciente dos recursos naturais sem comprometer as gerações futuras. Admite que a maioria dos jovens não tem conhecimento acerca de assuntos pertinentes à política. "Esta iniciativa é muito importante, é uma ferramenta para que os jovens deem sua contribuição de forma mais consciente para ajudar a comunidade de Uberaba", enfatiza.
Cartafina ressalta que o trabalho é realizado em parceria com os professores. Em agosto os alunos se encontrarão em Belo Horizonte para apresentar suas sugestões. O vereador reitera seus agradecimentos à Escola do Legislativo da Alemg e aos monitores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) pela parceria no trabalho do PJ em Uberaba.