Participação política é tema da 4ª oficina do Parlamento Jovem

07/05/2013 00:00

Compartilhar

Participação política é tema da 4ª oficina do Parlamento Jovem
A quarta oficina do Parlamento Jovem Municipal, nesta segunda-feira, 6, no Colégio Marista Diocesano, promoveu mesa-redonda com a participação do vereador e autor do projeto Franco Cartafina Gomes, presidente do PRB Jovem de Minas; da ialorixá Beatriz Alves, formada em Direito com MBA, e de Renan Porto, aluno do curso de Direito da Uniube, representante da Aliança Bíblica Universitária e integrante do Movimento Uberaba Jovem (MUJ). Participaram do evento alunos das duas primeiras escolas que fazem parte do programa: Colégio Marista Diocesano e Escola Estadual Corina de Oliveira. 
A oficina com o tema Participação Política aberto pela coordenadora do PJM, Rochelle Bazaga, foi acompanhada por Geraldo Gomes, que no passado já havia lançado a semente do PJ na Câmara Municipal. Ela destacou que a pluralidade de opiniões é um tema muito recente, pois há muito pouco tempo não existia liberdade de expressão. "Hoje as pessoas compreendem que o voto é apenas uma das formas de se pensar coletivamente as demandas globais", disse.
Cartafina destacou a importância da proatividade na defesa daquilo em que se acredita. Lembrou sua trajetória iniciada ainda nos movimentos estudantis quando começou a sua participação política, no caso, acadêmica. O engajamento permitiu que ele aprofundasse seus conhecimentos e o levou à liderança. Faz questão de frisar que não atuava sozinho, estava sempre ao lado de um grupo que defendia também os direitos dos demais. "É assim que surgem as lideranças e estou muito feliz de ver o entusiasmo de vocês", enfatizou.
Beatriz discorreu sobre o preconceito que, segundo ela, está muito presente na sociedade brasileira. Ela falou sobre vários temas envolvendo a comunidade negra, incluindo o sistema de cotas que classifica como uma política pública reparadora e, também sobre a Anemia Falciforme, doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. E lembrou que defende a vigência da lei que exige a presença de professores nas escolas para ensinar a disciplina de Cultura Afro-brasileira. Ela deixou uma reflexão: "Eu tenho preconceito?". Beatriz salientou, ainda, que os negros representam 53% da população brasileira, ou seja, ela representa um movimento que decide, no caso de uma eleição, por exemplo. 
Renan Porto disse que Jesus tem muito a ver com a participação política, pois ele usava o poder para ajudar o próximo. Porto representa a ABU e integra a Rede Fale, um movimento cristão que desenvolve trabalhos e campanhas contra injustiças sociais. Acrescentou que as políticas públicas são para quem precisa e a participação política nada mais é do que o cidadão exercendo o seu poder. Para ele, antes de se pensar em participação política, é importante formar as pessoas para entender melhor sobre o assunto.
Os alunos participaram ativamente do debate. Uma aluna destacou que há membros de movimentos negros que são preconceituosos, pois não aceitam ser chamados de pretos, mas no sistema de cotas a lei os classifica como pretos e não negros.  Sugeriu à ialorixá  que seja feito um trabalho, então para a mudança da nomenclatura. Beatriz acatou a sugestão e falou da sua alegria de ver que está havendo um movimento positivo tanto que a  ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Azevedo dos Santos, também chamada de Mãe Stella de Oxóssi,  que recentemente passou a ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia. Um aluno perguntou a Renan Porto sobre o motivo que teria levado os deputados a elegerem o pastor Marco Feliciano presidente da Comissão de Direitos Humanos, conhecido por suas declarações polêmicas, consideradas homófobas e racistas. "A democracia que tem o direito de eleger, mas não tem o direito de vetar não é democracia",  citou.  A próxima oficina  será realizada no dia 13.
 
Sobre Parlamento Jovem - O projeto de Educação para a Cidadania, que  visa a dar formação política a jovens estudantes, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado (ALMG), que é realizado pela primeira vez em Uberaba, instituído pela Resolução 3.113/13 de autoria do vereador Franco Cartafina em coautoria com os vereadores Luiz Dutra e Samuel Pereira. O Parlamento Jovem Municipal (PJM) é realizado pela Câmara Municipal de Uberaba em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais/Escola do Legislativo e  o Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Neste ano o tema é "Cidades Sustentáveis - Desafio para as novas gerações".

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados