Pró-Saúde: "Passada a transição, uberabense vai sentir claramente a diferença na saúde"
Média de atendimentos-dia nas Upas é de 640 pacientes
A presidência da Câmara Municipal está otimista diante do início da implantação da Pró-Saúde em Uberaba. Foi o que disse esta tarde o presidente Luiz Humberto Dutra ao receber a visita dos representantes da empresa que está marcando sua em Minas Gerais por Uberaba: os gerentes Ronaldo Foloni (local) e Enylo Vinicius Farias (regional).
Os dois apresentaram o trabalho que começam a desenvolver na cidade. Dutra diz que a expectativa é quanto à qualidade dos serviços prestados a fim de que sejam amenizadas as constantes reclamações na área da saúde. Segundo ele, o clima é de otimismo frente à proposta e implantação em curso e que segundo a empresa, nos próximos 30 - 60 dias a população notará a diferença.
Os dirigentes ressaltaram o entusiasmo e a vontade de implementar um modelo de gestão que tem dado certo, com resultados muito positivos, em muitos outros locais como Rio de Janeiro, Cubatão (GO) e Pará. Tanto o vereador, como os gestores, não tem dúvidas que o sucesso da iniciativa depende, em muito, da sintonia entre o poder público e a iniciativa privada.
Também gigante, a expectativa de que com a inauguração do Hospital Regional. Assegurada pelo secretário municipal de Saúde Fahim Sawan, para os próximos 90 dias, as UPAS e o Hospital Universitário sejam desafogados.
De acordo com os gerentes da Pró-Saúde, planilhas de atendimento e produção de forma geral e detalhadas são encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde para acompanhamento e fiscalização. Para se ter uma ideia do volume, informaram que nesta fase de transição, nestes primeiros dias de atuação, a UPA São Benedito atendeu a 3.371 pacientes, o que perfaz uma média diária de 281 dia; enquanto na UPA Mirante foram 4.306 atendimentos, que equivalem à média diária de 359 pacientes atendidos. Para fazer frente à demanda, informam que o número de médicos durante o dia e nos plantões foram aumentados.
Jorn. Gê Alves
Departamento de Comunicação
(14/01/15)