Projeto assinado pelo vereador Anderson Dois Irmãos, e aprovado na noite de ontem (04) na Câmara Municipal, cria a “Semana de Combate e Prevenção ao Alcoolismo” no Calendário Popular de Uberaba.
O álcool afeta as pessoas e as sociedades de muitas formas, e por isso Anderson apresentou a proposta que vai de encontro às necessidades da população, uma vez que o álcool é um dos maiores responsáveis pela inserção de jovens no mundo das drogas. “Segundo pesquisas realizadas em todo o mundo, o álcool é um dos maiores agravadores de violência que se tem conhecimento. Nosso objetivo é desestimular o consumo exagerado de tal substância, presente na maioria dos casos de violência cometida contra as mulheres. Meu compromisso sempre foi com a saúde. Precisamos de mais leis que beneficiem as famílias como base da sociedade”, justificou.
A “Semana de Prevenção e Combate ao Alcoolismo” deverá ser comemorada, anualmente, entre os dias 13 e 19 de fevereiro, com a realização de eventos voltados para a prevenção e combate ao alcoolismo.
Os vereadores Luizinho Kanecão e Luciene Fachinelli compartilharam suas experiências traumáticas envolvendo o consumo exagerado de bebida alcoólica no ambiente familiar. “A Organização Pan-Americana da Saúde estima que, em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Além de ser um fator causal para mais de 200 doenças e lesões. Meu pai morreu, em 2020, aos 71 anos de idade, com paralisia supranuclear progressiva, caracterizada por movimentos lentos, rigidez muscular, problemas para movimentar os olhos e uma tendência a queda para trás. Meu pai morreu pesando em torno de 35 quilos. Confesso que perder alguém para o álcool é uma ferida que demora para ser cicatrizada”, contou Kanecão.
A vereadora Rochelle Bazaga alertou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18% dos casos de violência doméstica estão ligados ao consumo de álcool. “Falar sobre esse tema com a população fará com que possamos não somente impedir novos casos de uso de drogas, mas como também o número de violência doméstica. É preciso abordar esse assunto com nossos jovens, pois a juventude está ingerindo álcool cada vez mais cedo, e talvez sem entender os reais riscos que esse consumo oferece”, disse Bazaga, destacando ainda que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) atende cerca de 55 pessoas com problemas ligados ao álcool diariamente. O CAPS AD é o serviço de referência do Sistema Único de Saúde para oferta de tratamento especializado a pessoas que fazem uso problemático de álcool, crack e outras drogas.
Cidadão Uberabense – Na noite de ontem foi declarado Cidadão Uberabense Walter Lúcio Duarte, através de indicação do vereador Anderson Dois Irmãos. “Walter Lucio é natural de Araxá (MG). Jogou no Clube Uberaba Sport por 11 anos como zagueiro. Depois de sua conquista no esporte, montou uma mercearia na rua José Pereira dos Reis, 167, no bairro Parque das Américas, onde tem mais de 25 anos de funcionamento naquele bairro. Walter, mais conhecido como Lobão, é uma figura querida por todos pela simpatia e pela forma de atender seus clientes, que hoje praticamente são todos seus amigos. É uma pessoa conhecida por quase todos os moradores daquele bairro”, contou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
05/04/2022