A Câmara Municipal declarou de utilidade pública o Jockey Club de Uberaba, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Ismar Vicente dos Santos Marão (PSB). O clube, fundado há 114 anos, tem como finalidade proporcionar ao associado e seus dependentes divertimentos culturais, esportivos e sociais, promover o intercâmbio esportivo e social, estimular o desenvolvimento da criação de cavalos de corrida e equitação, promover torneios equestres e todos os eventos relacionados a cavalos, além de incentivar a prática de esportes olímpicos e promover reuniões artístico-culturais.
O presidente do Jockey, Edson Odorico Crema, explicou que o foco principal do clube é conseguir se inscrever no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, para conseguir receber verbas da Petrobrás, ajudando no desenvolvimento de projetos voltados para crianças, filhos de sócios e não sócios.
De acordo com Edson Crema, entre os projetos desenvolvidos atualmente tem uma escolhinha de futebol que funciona aos sábados e o projeto Esporte Total, que beneficiará 225 crianças. Ele também contou que no dia 23 de setembro foi desenvolvido o evento Esporte, Lazer e Saúde sem barreiras, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), voltado para cerca de 300 pessoas. Já no dia 1º de outubro o clube realizou o Encontro Regional de Convivência, com a participação de aproximadamente 750 idosos. O evento aconteceu em parceria com a Seds e a Amvale. Outro evento está programado para o próximo dia 23, quando cerca de 500 crianças vão aproveitar a estrutura do clube. O presidente falou, ainda, sobre o projeto de natação em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, trabalhando com atletas olímpicos e paraolímpicos, o projeto de basquete máster, bem como o convênio com os bombeiros no projeto Bombeiro Atleta, para aprimoramento e treinamento da corporação.
Edson Crema também aproveitou para convidar todos a participarem da Olimpíada Joqueana, que será realizada no próximo domingo (12), a partir das 9 horas. O evento vai contar com aproximadamente 1050 participantes em 23 modalidades diferentes. "É um dos maiores torneios de clubes internos do Brasil", afirmou o presidente, acrescentando que o clube trabalha para a filantropia, esporte e saúde.
Autor do projeto, Marão destacou a importância do clube e solicitou o apoio dos demais vereadores para aprová-lo. A vereadora Denise Max aproveitou para comentar sobre os animais perdidos, principalmente cães, que aparecem nas dependências do clube.
Denise disse já ter conhecimento de que algumas pessoas fazem um trabalho de "formiguinha" no que se refere aos cães. Mesmo assim ela pediu ao representante do clube ajuda para que estes animais sejam encaminhados para lugar cercado, para que sejam castrados e encaminhados para adoção. "Isto é bom para o ser humano e para a sociedade, uma vez que toda margem de rodovia serve para desova de animais", comentou a vereadora, que está lutando para conseguir a chipagem e esterilização destes cães. "Eu acredito que o prefeito vai começar uma política de saúde pública, voltada para este assunto", acrescentou Denise. Ainda segundo ela, os cidadãos que pagam impostos não são obrigados a conviver com a irresponsabilidade das pessoas que abandonam estes animais.
Luiz Crema explicou que providências já estão sendo tomadas e que, inclusive, já fizeram castração de alguns animais. "Nós estamos tentando manter o equilíbrio entre os sócios que gostam e os que não gostam de cães", acrescentou o presidente.
O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro Kaká Se Liga (PSL) parabenizou o clube pelo trabalho realizado, segundo ele, "em uma época que a maioria dos clubes sociais do país fecham suas portas". O presidente do Legislativo, Elmar Goulart (SD) agradeceu a diretoria do Jockey e colocou a Casa à disposição do clube.
Luiz Crema finalizou sua participação afirmando que pretende transformar o clube em uma potência esportiva, sendo que isto acontece abraçando os atletas. "Eventualmente encontram por aí um Neymar, um César Cielo, mas para isso é preciso ter receitas, como aquelas repassadas pela Petrobrás e pela Confederação Brasileira de Desportos", explicou.