Dois projetos que alteraram a Política Municipal do Voluntariado e Exercício de Cidadania e também o Conselho Municipal de Voluntários foram aprovados em plenário durante a reunião desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal. No primeiro caso a mudança solicitada pelo Poder Executivo desvinculou a Política Municipal da Secretaria Municipal de Governo para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
No que se refere ao Conselho Municipal, o líder do prefeito Elmar Goulart (SD) explicou que foi alterada a vinculação do Conselho do Gabinete do prefeito para a Seds. Além disso, foi corrigida a nomenclatura das entidades, substituindo o representante do Programa do Bem Estar do Menor (Probem) por uma da Associação de Mulheres Rurais (Amur). O problema é que o Probem se encontra vinculado à Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), que é órgão da administração direta.
Também fazem parte do Conselho a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer, a Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas da UFTM, e a Federação das Associações de Bairros de Uberaba (FABU)
A Lei é retroativa ao dia 1º de julho de 2015.
De acordo com o Executivo, as alterações fazem parte de tendência adotada pela Administração, de que os conselhos e políticas de cunho sociais fiquem vinculados à Seds.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
12/08/2015